logo RCN

Show 40 anos no Teatro Alfredo Sigwalt, de Joaçaba

Carlos Gomes Big Band, quinta-feira, 10 de maio

 

 
 
 
 
A emoção tem encontro marcado com a alegria no Teatro Alfredo Sigwalt, de Joaçaba, em mais um show da Carlos Gomes Big Band. Será no próximo dia 10 de maio, por iniciativa da entidade CEBUDV – Núcleo Arco-Íris – Joaçaba, que está mobilizando amigos e simpatizantes da boa música instrumental. Os ingressos podem ser adquiridos no próprio teatro, por apenas 15 reais, sendo que idosos e estudantes pagam metade.
Será mais um show da temporada 2012, comemorativa aos 40 anos da banda. “Uma volta ao mundo e uma viagem no tempo, através de canções inesquecíveis.” Assegura o maestro e saxofonista, Antonio L. Rodrigues.
A formação atual, embora sediada em Joaçaba, é composta por talentosos músicos de várias cidades da região. Motivo de orgulho para todo Meio Oeste. Catarinense “Somos uma entidade cultural que atua desde os anos 70, sempre valorizando essa vocação musical da região de Joaçaba. Temos músicos experientes e dedicados que e que se identificam com esta causa cultural. Por isso nossa arte tem conquistado cada vez mais respeito e credibilidade. Estamos à disposição para atender a convites em toda região.” Explicou o presidente, Jaime Telles.
HISTÓRICO DA CARLOS GOMES BIG BAND
1969: Um grupo de amigos se reúne com objetivo de formar uma banda musical Joaçaba. Nessa reunião é idealizada a Banda Carlos Gomes. Participam desta reunião os seguintes músicos: Atílio Hermes, Alois Nering, Hélio Frank, Sérgio Baretta, Nelito Santos, Dorvalino Marcon, Milton Laske, Euclides da Silva, Nenê Scheneider, Joaquim Spiazzi, Euro Kuster, Ivo Bonn, Nadir Spizazzi, Anselmo Zanelatto, Ernesto Zanelatto, Ivo Mauer, Vitório Azevedo, Remi Marinelli, Arno Krueger, entre outros.
20/12/1970: É constituída a primeira diretoria da Banda Carlos Gomes. Presidente: Atílio Hermes, Secretário: Artur Nehring, Tesoureiro: Euro Kuster, Maestro: Alfredo Sigwalt. No ano seguinte é contratado o Maestro Antônio Cordeiro Sobrinho, que forma a Banda Mirim Carlos Gomes. Uma sala cedida pelo empresário Ângelo Pitol serve como sede da Banda. Em seguida a Banda passa a contar com a orientação dos professores Jairo Dewerling e Izaltino Santos. 
1972: Entre outros aprendizes, destaca-se Antônio Ludovico Rodrigues, o Iço, que inicia os estudos aos 7 anos. Após alguns anos no grupo, Ico vê com tristeza a desativação da Banda que fica inativa por 10 anos.
Anos 90: Sob a presidência de Valdir de Souza, a Banda Carlos Gomes renasce. A essas alturas Joaçaba já tinha seu teatro que, mesmo inacabado passa a servir como sede da banda. Diante da falta de um maestro, o próprio Ico começa a dar aulas de música e assume a batuta. Torna-se regente da banda que o acolheu quando criança.
Século XXI: A Banda segue seu curso atendendo a convites esporádicos, especialmente eventos cívicos. Embora com ensaios regulares, o maestro Antônio começa a enfrentar dificuldades no sentido de manter o grupo.
2006: Novos caminhos. Apesar da qualidade musical e do esforço dos músicos, a resposta do público já não é mais a mesma. O presidente, Acioli Antônio Viecelli e o maestro Ico Rodrigues promovem uma reunião emergencial. Convidam o presidente da Scajho Ivo Dallanora e dois de diretores da entidade, Fernando Spessato e Jaime Telles. Uma conversa franca e definitiva. Se não houvesse alguma reação imediata, a Banda Carlos Gomes não resistiria. As duas entidades se unem em busca de uma solução. Viecelli e Ico Rodrigues apresentam uma alternativa ousada. Era preciso honrar a memória dos pioneiros e valorizar os músicos que ainda estavam ali. O show precisava continuar. Ao invés de minguar, a banda deveria se agigantar, convidando músicos de outros naipes e adaptando-se à modernidade. O novo formato se confirmou. Os ensaios começaram em março de 2007 e a antiga banda se viu revitalizada, inaugurando um novo tempo. Nascia a Carlos Gomes Big Band.
2008: A convite de Viecelli, Jaime Telles, assume a presidência. Com a colaboração da Scajho, a Carlos Gomes Big Band adquire equipamentos de sonorização e estrutura de palco. A convite do Maestro Iço, mais músicos passam a integrar a banda. Depois de algumas apresentações no Teatro Alfredo Sigwalt, a banda faz grande sucesso na 40 Convenção Estadual do Comércio Lojista de Santa Catarina, atendendo convite da CDL de Joaçaba, que também comemorava seus 40 anos.
2009: O ano começa com exaustivos ensaios, devido à ampliação do repertório e alterações no quadro artístico. Todas as atenções ficam voltadas para o retorno ao palco do Teatro Alfredo Sigwalt, no dia 14 de agosto, quando a Carlos Gomes Big Band presta dupla homenagem, pelos aniversários do município de Joaçaba e do próprio teatro Alfredo Sigwalt.
2012 – O maestro Antonio R. Rodrigues prepara um repertório especial para percorrer a região em shows comemorativos aos 40 anos de uma banda muito especial que supera o tempo, se reinventa e continua levando emoção e alegria para um público cada vez mais fiel.
“Na atual temporada a banda já se apresentou nas cidades de Chopinzinho-Pr, Ibicaré, Piratuba e Xanxerê-SC, além de Joaçaba no mês passado, numa promoção de sucesso do Lions Clube Joaçaba Centro. Estamos abertos à novos convites” Completou                                                                  Jaime Telles, presidente da entidade.
 
Músicos:
  1. Maestro: Antônio Ludovico Rodrigues (sax tenor)
  2. Nando Spessatto (piano e teclados)
  3. Thiago Pires Canal (teclados)
  4. Agostinho Da Fré (trombone)
  5. João Carlos Ribeiro (trombone de vara)                                                  
  6. Gilson Penteado (contra-baixo)                                                                         
  7. Sérgio Barros (trompete)
  8. Ruy Cezar Lehrer (trompete)
  9. Carlos Alberto da Silva (trompete)
  10. Antônio Ricardo Rodrigues dos Santos (trombone)
  11. Israel Marques Moreira (trompete)
  12. Davi Matzenauer (guitarra/cavaquinho) 
  13. Avrum Kotliarenko (violão)                                                                 
  14. Júlio Hermes (sax alto)
  15. César Luiz Klemann (sax alto)
  16. Acioli Antônio Viecelli (sax tenor)
  17. Marcelo Rebelatto (bateria)
  18. Gean Carlo Baldissera – (percussão)
  19. Jaime Telles – Orador
 
  • REPERTÓRIO (sujeito a alterações)
 
  • 01 – 2001 “UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO”
  • MUSIC TO WATCU GIRLS
  • MAMMA MIA/YMCA
  • STANY BE ME/EL BIMBO
  • TIJUANA TAXI 
  • TICO TICO NO FUBÁ/BRASILEIRINHO
  • DANCING QUEEM/TRAJED
  • THE WALL/ROCK O LUTADOR.
  • BESAME MUCHO/PERFÍDIA/SOLAMENTE UNA VÊZ
  • NEW YORK NEW YORK/O FANTASMA DA ÓPERA
  • Solos: Bateria e Percussão
  • HAWAY-FIVE-0
  • MASSACHUSSETTES/STAYIN ALIVE
  • AQUARELA DO BRASIL
  • ROCK AROUND THE CLOK
  • BANHO DE LUA/ESTÚPIDO CUPIDO   
 
Presidente, Jaime Telles.
Anterior

Rir é o melhor remédio

Show 40 anos no Teatro Alfredo Sigwalt, de Joaçaba Próximo

Show 40 anos no Teatro Alfredo Sigwalt, de Joaçaba

Deixe seu comentário