Município realiza assinatura do Programa Bolsa Treinador 2026 |
Alunos de Engenharia Bioenergética realizam estágio em Portugal
Alunos de Engenharia Bioenergética realizam estágio em Portugal
Dois estudantes do Curso de Engenharia Bioenergética da Unoesc Campus de Xanxerê estão realizando seus estágios curriculares obrigatórios na empresa pública portuguesa Lógica. Esta empresa é a gestora do Parque Tecnológico de Moura, que é uma referência em pesquisa e certificação de placas fotovoltaicas, equipamentos utilizados na conversão de energia solar em energia elétrica.
Joiris Manoela Dachery e Patrick Censi Pagliari viajaram para Portugal no início do mês. O estágio de Joiris terá duração de dois meses e meio na próxima quarta-feira. Ela está acompanhando ensaios de caracterização de módulos solares. Já o estágio de Patrick terá duração de três meses. Ele está auxiliando em testes de laboratório para fins de análise e certificação de módulos solares fotovoltaicos.
Ambos são supervisionados por Nuno Pereira, mestre em Física e responsável técnico pelo parque de Moura.
Expectativa - A expectativa para o intercâmbio é grande. Conforme lembra Joiris, além de estarem dentro de uma grande empresa no ramo da energia solar, os dois estudantes estão convivendo com outra cultura, aperfeiçoando o crescimento profissional e pessoal.
– Pretendo aproveitar as oportunidades que surgirem para trabalhar no setor de energia fotovoltaica, mas nunca deixando de lado as outras fontes de energia renovável – revela a estudante.
– Esperamos obter um conhecimento técnico que ainda não existe no mercado brasileiro e torná-lo um diferencial no curriculum profissional. Essa oportunidade de estágio com toda a certeza abrirá diversas portas para que possamos colocar em prática os conhecimentos obtidos durante o curso – explica Patrick.
A expectativa dos dois estudantes não é em vão. Conforme o coordenador do Curso de Engenharia Bioenergética do Campus de Xanxerê, Marcellus Fontenelle, essa é uma área ainda pouco explorada e bastante promissora no Brasil.
- Com este estágio, nossos acadêmicos terão contato com o que existe de mais avançado em termos de tecnologia fotovoltaica. Como o Brasil dispõe de grandes quantidades da matéria prima, muitas empresas fabricantes de painéis fotovoltaicos estão instalando unidades aqui e, com isto, haverá uma busca por profissionais com conhecimento e experiência nesta área – explica o professor.
FCTER - O contato da Unoesc com a Lógica iniciou por meio da Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis (FCTER), entidade que reúne instituições de ensino e de pesquisa, órgãos governamentais, iniciativa privada, associações e entidades de classe.
Outros dois estudantes da Unoesc já realizaram estágios não obrigatórios no parque tecnológico. Isabela Cristina Petrazzini e Giliard Paganini, do Curso de Engenharia Elétrica de Joaçaba, foram para Portugal no início de julho, para um estágio de dois meses.
De acordo com a professora Irene Sá Affolter, responsável pela Mobilidade Acadêmica no Campus de Xanxerê, nos últimos anos a Unoesc vem trabalhando intensamente com o objetivo de firmar novos convênios e parcerias que venham atender a demanda da maioria dos cursos e, nesse viés, a parceria com a Lógica ainda vem ao encontro de uma necessidade mundial, que é a sustentabilidade.
– Esta parceria é de uma importância ímpar, uma vez que, através dela, podemos viabilizar aos nossos acadêmicos interessados em viver uma experiência na sua área, em outro país, que possam realizá-la. Esta ação qualifica ainda mais o acadêmico, o curso e a Universidade como um todo – diz a professora.
Bruna Santos de Andrade
Deixe seu comentário