Município realiza assinatura do Programa Bolsa Treinador 2026 |
SARETTA QUER QUE ESTADO EXPLIQUE O PORQUÊ DO NÃO FORNECIMENTO DE MEDICAMENTO USADO PARA TRATAR DOENÇAS GRAVES
-
Susana Rigo Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta - Deputado Neodi Saretta
O deputado Neodi Saretta encaminhou uma série de questionamentos ao Governo do Estado acerca do medicamento 'cloridrato de cinacalcete', que não é fornecido pelo Estado. O medicamento é utilizado para tratar doenças graves, como hiperparatiroidismo secundário em pacientes com doença no rim que precisam de diálise para limpar seu sangue de produtos que são normalmente excretados pelos rins; reduzir os altos níveis de cálcio no sangue em pacientes com câncer de paratireóide; e redução dos altos níveis de cálcio no sangue (hipercalcemia) em pacientes com hiperparatiroidismo primário quando a remoção da glândula não é possível.
No documento, Saretta quer que o estado esclareça se existe a possibilidade desse medicamento ser fornecido na rede pública estadual, qual a quantidade de pedidos para fornecimento do medicamento e, o porquê do não fornecimento deste medicamento por parte do Estado.
Conforme Saretta, que também é presidente da Comissão de Saúde, há muitos pacientes precisando do medicamento, que possui um custo bastante elevado, o que torna difícil a aquisição por parte da população.
Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310.
Deixe seu comentário