logo RCN

PROGRAMA CIDADES SUSTENTÁVEIS LANÇA GUIA E MÓDULO DE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ

A partir da próxima quinta-feira (10/12), o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) disponibiliza em sua plataforma digital o Guia de Introdução à Participação Cidadã e o Módulo de Participação Cidadã, com novos e importantes conteúdos. Eles se somam a uma série de produtos já disponíveis e que visam auxiliar prefeitos, gestores municipais e a própria sociedade civil na implantação de uma gestão moderna, participativa e que melhore a qualidade de vida das pessoas.

O lançamento dos novos conteúdos ocorrerá no mesmo dia, às 9h30, em evento online, com a participação de Murilo Gaspardo, diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista (FCHS/Unesp/Campus de Franca) , que fará uma apresentação do Guia de Introdução à Participação Cidadã.

Em seguida, haverá uma "roda de diálogo" digital sobre o tema com: Jorge Abrahão, coordenador geral do Programa Cidades Sustentáveis; Sávio Raeder, diretor de ciências da natureza da Secretaria de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e responsável pelo Projeto CITinova no MCTI; Iara Pietricovsky, integrante do colegiado de gestão do Instituto de Estudos Socioeconômicos - Inesc; Henrique Silveira, coordenador executivo da Casa Fluminense; Emanuela Monteiro, especialista sênior em desenvolvimento urbano do Banco Mundial; e Marília Ortiz, subsecretária de planejamento da Prefeitura de Niterói (RJ).

O evento poderá ser acompanhado nas redes sociais do PCS:

https://www.youtube.com/user/cidadessustentaveis e https://www.facebook.com/programacidadessustentaveis 

Desenvolvidos com o apoio do Projeto CITinova, os novos conteúdos visam facilitar e estimular formas de participação social, que aproximem a gestão pública dos munícipes, conferindo maior legitimidade e eficiência às políticas e medidas a serem colocadas em prática, bem como a corresponsabilização pelas decisões tomadas.

O Guia de Introdução à Participação Cidadã explica conceitos relacionados ao tema, como "dados abertos", "governo aberto" e "controle social". Relata formas de participação, que incluem conselhos de políticas públicas, conferências, consultas e audiências públicas. Também detalha as etapas de elaboração e implantação de um Sistema Municipal de Participação Cidadã, incluindo sugestão de texto normativo para a Política Municipal de Participação Cidadã.

A nova publicação destaca, entre outros pontos relevantes, a importância da Constituição Federal de 1988, também chamada de "Constituição Cidadã", na construção de um modelo institucional participativo. Diversos de seus artigos são mencionados e explicados no texto.

Em essência, o guia se propõe a auxiliar gestores públicos municipais e a sociedade civil no processo de elaboração de políticas públicas locais, tendo como referência o fortalecimento dos espaços participativos, bem como disseminar conhecimento sobre o tema para os cidadãos em geral, com a finalidade de sensibilizar, mobilizar e capacitar tanto os gestores públicos quanto a sociedade civil.

Bons motivos para prefeitos eleitos ou reeleitos aderirem ao PCS

O guia e o Módulo de Participação Cidadã a serem lançados integram um conjunto de conteúdos, ferramentas, bases de dados e metodologias de apoio à gestão e ao planejamento das cidades brasileiras.

Entre os materiais já disponíveis na plataforma do PCS estão o Módulo de Planejamento Urbano Integrado, que inclui um guia sobre o tema e o Sistema de Informações Geográficas (SIG), o Guia de Gestão Pública Sustentável (GPS), o Guia orientador para a construção de Plano de Metas, Guia orientador para a construção de Mapas da Desigualdade, Guia de Ação Local pelo Clima e o Banco de Boas Práticas - casos exemplares de políticas públicas desenvolvidas em cidades brasileiras e de outros países que produziram resultados concretos e servem de inspiração para gestores municipais.

Além disso, a plataforma do PCS, que está sendo ampliada com o apoio do Projeto CITinova, disponibilizará até o início do próximo ano novos módulos e guias destinados a auxiliar à gestão municipal. Eles envolvem temas como colaborações acadêmicas, financiamento municipal, treinamento e capacitação.

Todo o material disponibilizado pelo programa está alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Ou seja, ao aderir ao programa, o(a) prefeito(a) eleito(a) ou reeleito(a) terá à disposição gratuitamente uma plataforma completa de desenvolvimento sustentável, bem como o acesso a cursos de capacitação, para tornar sua administração moderna, eficiente e participativa.

Além disso, a adesão representa a oportunidade de integrar a gestão local a uma agenda global, pois os gestores públicos e os técnicos da prefeitura poderão alinhar o planejamento municipal a uma avançada plataforma de desenvolvimento sustentável e à Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).


Município de Joaçaba inaugura Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe Anterior

Município de Joaçaba inaugura Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe

Hospital Infantil Joana de Gusmão realiza cirurgia inédita em tumor ósseo com nitrogênio líquido Próximo

Hospital Infantil Joana de Gusmão realiza cirurgia inédita em tumor ósseo com nitrogênio líquido

Deixe seu comentário