logo RCN

Prefeitura de Zorteá soluciona problema da falta de água no município

Ações e serviços desenvolvidos garantem normalidade no abastecimento

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto legenda: No gabinete do Executivo, a prefeita Rosane Antunes Pires Infeld e o vice-prefeito de Zortéa (SC), Alesandro Moro./Ações e serviços desenvolvidos garantem normalidade no abastecimento


O vice-prefeito de Zortéa (SC), Alesandro Moro, informa sobre a dificuldade que tiveram desde o início deste ano, quando assumiram a Prefeitura, com a falta constante de água. Diante disto, a Administração vem tomando providências, trabalhando bastante para resolver definitivamente esse problema que acaba incomodando bastante a população zorteense.

Zortéa dispõem de vários poços rasos, que fornecem água aos reservatórios, com a estiagem que atingir a macrorregião, a vazão desses poços baixou bastante, fazendo com que a água diminuísse, principalmente, nos finais de semana não era possível fornecer aos munícipes o suficiente na ocasião em que o consumo é muito alto.

A Prefeitura tem um poço que estava desativado, há mais de oito anos, então fizeram uma sondagem nesse poço, visando saber das condições que se encontrava. Por que foi desativado na época? Com a sondagem constataram que o mesmo estava cheio, ainda fizeram um teste de vazão por 24 horas, para constatar quanta água poderia fornecer, resultou com 18 mil litros hora. "É um poço que se reabastece muito rápido, posteriormente, essa água foi para a análise, na qual deu turbidez um pouco elevada, ferro e manganês tudo normal.

Com a Amplasc estão vendo um método para aproveitar esse poço, então encontraram um filtro, sendo que a Quimicampos trabalha com esses filtros, inclusive, instalou em Monte Carlo. Então instalaram tal filtro que filtra 18 mil litros hora, porém, vem passando por alguns ajustes, com isto, duas semanas para cá conseguiram normalizar.

Os primeiros passos foram dados e terão que aumentar o reservatório, o qual é muito baixo para a cidade, sendo que tinham uma reserva muito alta, isto de meio milhão de litros desativada, o que faz muita falta, sendo um problema para os pontos mais altos em termos de abastecimento de água potável (tratada).

Foi lançado um edital para um poço profundo, sendo que no próximo dia 06 ocorre a licitação, com isto, talvez consigam resolver de vez a falta de água no Zortéa. Após a licitação e ter vencedor, será feito o contrato e perfurar para conseguir os recursos hídricos.

A Prefeitura espera entrar na conta recursos da deputada federal Caroline De Toni para comprar um reservatório de água no valor de R$ 350 mil. Fizeram alguns orçamentos, sendo que um reservatório de 500 mil litros custa R$ 340 mil aproximadamente, que serve para bombear água do poço que será perfurado para garantir abastecimento o suficiente e com sobra aos munícipes.

A princípio não estão com falta de água, com este filtro conseguiram contornar a demanda, pois devem ter água em abundância, poços bons para poder manter esses reservatórios. Para normalizar, a Administração vem prestando ações e serviços para garantir água ao município como um todo.

Aldo Azevedo / jornalista



Anterior

Ações, serviços e planejamento nas atividades esportivas no município de Zortéa

É BOM SABER... Próximo

É BOM SABER...

Deixe seu comentário