OUROLUZ CELEBRA 29 ANOS SOB A LIDERANÇA DO EMPRESÁRIO EDICARLOS POGGERE |
Por Luiz Carlos Amorim - Por Luiz Carlos Amorim – Escritor, editor e revisor – Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, completando 45 anos de trajetória em 2025, editor das revistas SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA e ESCRITORES DO BRASIL, Cadeira 19 na Academia Sulbrasileira de Letras e cadeira 19 da Academia Desterrense de Literatura. http://luizcarlosamorim.blogspot.com/
Minhas meninas já ficaram adultas faz mais ou menos vinte anos, apesar de continuarem sendo as nossas crianças. Então não temos barulho de criança na nossa casa há bastante tempo. Aliás, até dez anos, talvez um pouquinho mais, cuidamos de nosso sobrinho Gabriel, durante o dia, então havia uma criança em casa, ainda que em horário reduzido, só à tarde.
Além dele, a última vez que tivemos crianças em casa foi quando meus netos portugueses me visitaram em fevereiro último, pois tive um acidente grave e não pude ir para Portugal para vê-los. Foi uma festa ter de novo riso de criança, falação de criança, bagunça de criança pela casa. Era verão e Ian era pequeninho, ainda, um ano e pouco, corria de lá pra cá e de cá pra lá, às vezes pelado, brincava na água, que colocamos uma piscininha para eles, pulava na cama como se fosse trampolim e fazia estripulias mil. Rio já era mais comedido, pois tinha cinco anos, prestes a fazer seis. Procurava aparelhos de som vintage, como discman, walkman ou toca fitas daqueles coloridos de criança e se ocupava ouvindo música. O pai dele é músico, então música faz parte da formação dele. Coisa melhor do mundo ter os netos na casa do vovô e da vovó.
Aí, depois de quase dois anos de molho, em casa, finalmente aventuramos e compramos passagem para Portugal. Não sabia como seria ficar tanto tempo sentado dentro de um avião – nove horas – mas tinha que tentar, para saber como ia ser. E viemos. Não foi fácil, tive que levantar várias vezes e andar no corredor, ficar na beirada do corredor para esticar as pernas, usar meia compressora, mas sobrevivi. Chegando aqui não pude andar como gostaria, mas devagar vou indo, andando pouco, usando carro de aplicativo e metrô.
Mas vale tudo a pena quando, de manhã, antes de ir para a escolinha, Ian, agora com dois anos, vem ao nosso quarto dar bom dia e brincar com a gente. Ele ainda fala o bebenês fluente, ainda fala poucas palavras em português, mas a gente consegue entender muito bem o que ele quer dizer. Então ele vem aqui, dá beijo, deita na cama, pede para fazer tendinha com a coberta e ri um riso delicioso com a gente.
Eu, na verdade, acordo quase cedo, seis e meia, sete horas e escuto ele acordar, seja sete horas ou sete e meia, raramente às oito, e é muito prazeroso escutar a corrida dos pezinhos fofos do quarto até a copa, a falação logo ao levantar, a cantoria, o bom humor matinal. Eu sorria no escuro do quarto. Ninguém via, nem eu mesmo, mas como era bom escutar os pezinhos de Ian ligeiros no corredor, falando muito aquela língua só dele. Escuto tudo e não levanto para não atrapalhar a dinâmica da casa na manhã, antes de Ian e Rio irem para a escola. Quando eles estão prontos eu levanto e até levo Rio pra escola, às vezes, ou vou junto com quem for levar o Ian para a escolinha.
Ter crianças na vida da gente, mais uma vez, ter agora os netos, poder vê-los crescer, ainda que não todo o tempo, é um privilégio que não tem dinheiro que pague. É uma segunda vida.
Luiz Carlos Amorim
Fundador e presidente do Grupo Literário A Ilha em SC, com 45 anos de atividades e editor das Edições A Ilha, que publicam a revista Suplemento Literário A Ilha, a revista ESCRITORES DO BRASIL e mais de 100 livros editados. Eleito Personalidade Literária pela Academia Catarinense de Letras e Artes. Ocupante da cadeira 19 da Academia Sul Brasileira de Letras e também cadeira 19 da Academia Desterrense de Literatura. Editor do portal Prosa, Poesia & Cia. Mantenedor do portal PROSA POESIA E CIA: Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br e autor de 35 livros de crônicas, contos, poemas, infanto-juvenil, história da literatura, três deles publicados no exterior. Blog: http://luizcarlosamorim.blogspot.com/
O TEMPO jornal de fato desde 1989:
https://chat.whatsapp.com/IENksRuv8qeLrmSgDRT5lQ
https://www.facebook.com/aldo.azevedo.5/
https://www.facebook.com/otempojornaldefato/
O Tempo de fato (@otempojornalfato) - Instagram
https://www.youtube.com/@otempojornaldefato
Deixe seu comentário