logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Pai, Deus é um só?

Prof. Evandro Ricardo Guindani Universidade Federal do Pampa - Unipampa

- Sofia, de onde vem essa pergunta? Temos duas formas de responder a sua pergunta, a primeira é a partir da Teologia Cristã e a segunda é a partir da Filosofia. De onde você quer ouvir a resposta?

- Pai, quero saber porque duas pessoas que dizem acreditar em Deus falam e fazem coisas muito diferentes... Essas pessoas dizem seguir a Bíblia então acho que você pode me responder a partir dessa tal Teologia Cristã... Quem segue a Bíblia é cristão, não é?

- Sim Sofia, os cristãos seguem a Bíblia, e segundo a Teologia Cristã existe um único “deus” que inclusive é escrito em letra maiúscula – Deus – pelo fato de ser considerado um ser único, onisciente e onipresente, ou seja, ele sabe tudo e está em todo lugar...

- Que complicado isso pai, mas minha dúvida é a seguinte, a minha professora disse que Deus é Amor e que ele é contra a violência e a morte, ele defende a vida e as pessoas de todo o mal. E ela, que diz acreditar em Deus, realmente é amorosa, cuida bem de todos nós.

- E aí qual é a dúvida Sofia?

- A tia de uma amiga disse que um político dos EUA é enviado por “Deus” para resolver os problemas do mundo... Ele fala umas coisas defendendo a violência e o racismo. Aí eu pergunto pai, essa tia que falou isso e minha professora, acreditam no mesmo “Deus”? E ainda pai, se este político, esta tia e minha professora forem para a mesma igreja, lá eles vão encontrar o mesmo “Deus”? 

- Sofia, agora você está entrando na área da Filosofia, Antropologia e Ciências da Religião...

- Então pai, a Professora na aula de ensino religioso falou que Deus é amor. E se Deus é amor, ele não aprova nenhuma violência contra o ser humano, não é?

- Correto Sofia

- Se Deus é amor, ele não gosta que as pessoas comprem armas pois a arma serve para matar não é pai?

- Sim Sofia, você está tendo um pensamento lógico, coerente...

- Então pai, quando me perguntam se eu acredito em Deus, eu devo responder o que?

- Eu te aconselho o seguinte Sofia, você responde com outra pergunta: De qual “deus” você está falando? Do “deus” da minha professora, ou do “deus” daquele político e daquela tia? E conta isso que você me contou, tudo bem?

- Pai !!!! Que complicado isso!!! E agora eu vi que você colocou o “d” minúsculo, por quê?

- Porque agora Sofia precisamos entrar na área da Filosofia e lá, ao contrário da Teologia, “deus” é um conceito abstrato e bem mais complexo... Outra hora falamos sobre isso pode ser?

- Tá bom pai, por enquanto acho melhor ficar com dúvidas do que ter certezas sobre Deus, deus ou deuses...

Pai, Deus é um só? Anterior

Pai, Deus é um só?

É BOM SABER... Amor sem correntes Próximo

É BOM SABER... Amor sem correntes

Deixe seu comentário