logo RCN

Mostrando um pouco do que foi e é Mingo

  • - Boletim Municipal de Ouro ? Oficial da Prefeitura, sendo uma retrospectiva sobrea as ações do então Governo.

Ex-vereador e ex-prefeito do município de Ouro, inclusive, exerceu a função de patroleiro

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Diretor geral de O TEMPO jornal de fato (Enio Azevedo) e Mingo, bons amigos de muito tempo.



style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Mingo e Aldo segurando os diplomas de Vereador e de Prefeito, inclusive, o Boletim Municipal de Ouro ? Oficial da Prefeitura da época.



A sexta-feira, 11 de junho, o jornalista Aldo Azevedo pela manhã recepcionou Domingos Antonio Boff (Mingo) e à tarde o diretor geral de O TEMPO jornal de fato, Enio O. Azevedo, recebeu a visita do mesmo.

Mingo além de ser prefeito por dois mandatos, antes disto foi Vereador, pela legenda Aliança Renovadora Nacional (ARENA), legislação 1977 a 1981, sendo que dos 2.544 votos apurados nas eleições de 15 de novembro de 1976, Mingo recebeu 480 votos de confiança.

Eleito prefeito para o mandato de 1983 a 1989, sendo seis anos, depois de 1993 a 1997, totalizando dez anos de Governo.

Mingo também foi gerente de agricultura de Desenvolvimento e Política Rural da Regional de Joaçaba, de 2003 a 2006, e atual, assessor do deputado estadual Moacir Sopelsa.  

Mas, como Mingo chegou a eleger-se Vereador e também Prefeito? Segundo ele, desde jovem procurou fazer um trabalho da melhor maneira possível, principalmente, nas comunidades, sendo que por 20 anos foi juiz de futebol, também participou de diversos torneios, inclusive, também como atleta. Dentro de suas possibilidades e limitações, fazia o melhor de si em prol do Município e sua gente.

Mingo além de ser atuante, também era procurado para achar pessoas que se afogaram nas águas do Rio do Peixe, inclusive, para ir atrás disto ou daquilo, consequentemente, sempre estava e está pronto para ajudar.

Quanto ao cargo de funcionário público, Mingo exerceu a função de patroleiro, sendo que na época era uma patrola, sendo a 12 E Cartepilla, quando prestavam serviços ao Município de Capinzal, Ouro, Lacerdópolis e Presidente Castelo Branco, isto com uma só máquina. "É claro, que na época não tinha grande trânsito, sendo que para subir na Coxilha Seca, próxima da propriedade da família Cadori, tinha um portão, pois quando chovia era fechado o mesmo, e só passava automóveis de um lado, porém, caminhão não era permitido. Levando em conta, que não existia neste território a Perdigão, e tantas outras mais", destaca Mingo.

O cargo de Vereador ocupou pela sigla Arena, de 1976 a 1982, sendo votação expressiva, talvez, com o passar do tempo alguém consiga um feito deste, ou até superar, no entanto, pode ser difícil. Numa das ocasiões, concorreram nove candidatos a vereador para sete vagas, 1977 a 1981, em segundo lugar ficou Ivo Broll com trezentos e poucos votos.

Mingo falou com todo o respeito, que na política se vence e perde, em 1982 foi lançado como Prefeito com Lucido Vitorazzi de vice-prefeito (da Santa Lucia), sendo um grande Ourense, concorreram a eleição contra o empresário Ozires D'Agostini e Pedro Zaleski de vice, ocasião em que que Mingo e Vitorazzi conseguiram elegerem-se com 139 votos de diferença mínima. Procuraram fazer tudo aquilo que prometeram na campanha

A comprovação dos feitos, na época, foi impresso Boletim Municipal de Ouro - Oficial da Prefeitura - Administração: Domingos Antônio Boff (Mingo) e Lucido Vitorazzi. Tendo o slogan: Com o povo para o povo. Tal Boletim, consta a retrospectiva sobre as ações do então Governo Municipal, tendo mensagens do prefeito Mingo, de seu vice Vitorazzi e do presidente do Legislativo local: Celito Expedito Matte. Os demais Vereadores era: Carlos Tessaro, Gabriel Penso, Vitalino Bazzo, Ivo Brol, Nézio Modena e Pedro Tapparo.

Em 1988 perderam as eleições, e 1992 votaram a governar, Mingo desta vez tendo como vice-prefeito Carmelino Nora, o qual procurou a trabalhar em favor dos menos favorecidos. Tiveram a felicidade de ganhar a eleição com uma diferença de votos bastante superior, contra José Camilo Pastore e Ivo Luiz Bazzo (ex-prefeito). "Não estamos aqui criticando ninguém, e sim, somos favoráveis de tudo que for de bom para o Município e sua gente. Ouro é a nossa terra, porém, nasci em Capinzal, devido ser distrito de Capinzal", lembrou Mingo em resposta à pergunta.

Quanto ao ano em curso, levando em conta a eleição municipal ter passado, consequentemente, o município continua sendo o mesmo, portanto, vai sentar com o atual prefeito Claudir Duarte (Dire), já que Mingo é assessor do deputado estadual Moacir Sopelsa, para saber no que pode ser ajudado a Prefeitura quanto as prioridades para atender a coletividade Ourense. "Vamos torcer que a atual gestão admirativa preste um bom trabalho, pois é o que queremos e o povo Ourense merece".

 No Boletim Municipal de Ouro trouxeram:

1) Cuidados de Saúde estão ligados a muitas coisas. Em destaque ambulância conveniada com o INAMPS, sendo um Veraneio, e também, a aquisição de um Corcel para o transporte para centros de referência, na época Florianópolis, Blumenau, Lages, Joaçaba (SC), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).

2) Administração Municipal valorizando e preparando a geração do futuro. Sendo ações e serviços na Educação, Cultura e Esportes, sendo uma busca da eficiência na mudança social. Construção das escolas municipais Felisberto Vilarino Dutra e de Serra Alta, curso de tricô (Loteamento Navegantes), conheça o mar e a capital, entrega de parque infantis nas comunidades rurais. Implantada na Linha Sete de Setembro (Santa Lucia) Escola Agrícola Frei Crespim. Aquisição terreno na Linha Coxilha Seca, para fazer o campo municipal, sendo usado pelo Penharol Futebol Clube.

3) Construir o caminho do trabalho - Administração Municipal colocando em prática a política de "transparência administrativa". Resumindo: Domingos / Vitorazzi além do prometido. Aquisições de máquinas rodoviárias (patrola e compressor, caçamba, rolo compactador), ônibus, Kombi, outros veículos utilitários e também para o transporte escolar e da saúde, construção de Creche no loteamento Nossa Senhora dos Navegantes, substituição de pontes de madeira por de alvenaria, construção de pontes e muito mais.

4) Agricultura também é prioridade. Esterqueira - um incentivo à despoluição ambiental; distribuidores de adubo orgânico; paiol de expurgo; aviário comunitário de Nossa Senhora da Saúde (modelo).

5) Governo Municipal sempre junto com o povo interiorano, olhando sempre com bons olhos suas necessidades. Substituição de ponte de madeira por de alvenaria, construção de outras por serem prioridades; colheita de trigo, Clube-4S e ônibus: um transporte constante no Município.

6) Obras de calçamento e embelezamento da cidade. Calçamento no loteamento Nossa Senhora dos Navegantes e no Parque Jardim Ouro, aquisição de terreno para a construção de 50 casas no sistema mutirão e reconstrução do Ginásio de Esportes Prefeito André Colombo devido ao vendaval de 1984.

7) Esporte: Participação efetiva da Prefeitura. Foi reativada a Comissão Municipal de Esportes - CME, quando participou pela primeira vez dos Jogos Microrregionais em 1984 e dos Jogos Regionais em Canoinhas quando o Handebol Feminino se classificou para os Jogos Abertos de Santa Catarina realizado em Joaçaba. No Ginásio de Esportes André Colombo foram realizados vários eventos, sendo o Campeonato de Verão e Torneio de Clube 4S. aquisição e inauguração de campo de futebol no interior do município, premiação de corrida rustica, atividades esportivas jardim de infância.

8) A administração depende da participação popular. Encerrando o Boletim tem entrevistas com João Luiz Bevilaqua, na época da localidade de Nossa Senhora da Saúde

     Esses foram alguns dos tantos feitos por Mingo, os quais poderão ser vistos no site de O TEMPO jornal de fato, com várias imagens do Boletim. Joao Luiz Bevilaqua, ficamos felizes com a luta que a prefeitura desenvolveu junto aos órgãos estaduais, no sentido de conseguir a transformação da Escola Básica Frei Crespim, de Linha Sete, em Escola Agrícola de primeiro grau, inclusive, oferecendo transporte escolar, para que nossos filhos pudessem preparar-se para o futuro. Encerrando o seu comentário, Bevilaqua relembrou as dificuldades que a atual (da época) administração passou no início de seu mandato, com a ocorrência de enchentes, vendavais etc. e mesmo assim, Domingos e Vitporazzi superaram e trouxeram ao município de Ouro o que o povo precisava, mesmo com todas as dificuldades, e por isso, encerra dizendo "Time que esta ganhando não se muda".

Já Maria Margarete da Silva, três filhos, residia ou ainda reside no bairro Parque e Jardim Ouro, comentou o dos benefícios que a creche trouxe para a comunidade, onde através de reuniões realizadas com a participação do Prefeito e Vice, juntamente com assessores, foi colocado o problema da falta de creches, que foi prontamente atendido pelo governo municipal, instalando uma ótima creche para nossas crianças. Além disso, continua Maria, fomos favorecidos com outros programas como, por exemplo, cursos, atendimento médico e melhores ruas, e, o mais importante, a simplicidade dos governantes de Ouro.

Procissão fluvial Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira do Município, foi realizada uma antiga tradição, que há 25 anos não realizava esse ritual católico.

Aldo Azevedo / jornalista


style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Legenda da foto: Comemoração do Dia do Trabalhador, na data de 1º de maio de 1959, há 62 anos, da esquerda para a direita: Pinguinho (tratorista), Mingo (ajudante de patrola), Érico Dambrós, Luis Happel (patroleiro), Horácio Heitor Breda (prefeito de Capinzal de 1954 a 1959), Ivo Luiz Bazzo (diretor de obras), João Pedro Lara (tratorista), Adelar Bareta (mecânico) e Antão (tratorista).

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

A foto é um registro do então Veteranos do Vasco de Capinzal, sendo em pé da direita para a esquerda: Laudo (Gatão), Vitório Gramazio, Ademar Zocoli (Ade), Mingo, Benoni Viel e Nadir Gramázio (Mandu). Agachados: Napoleão Ribeiro, Antoninho Pasqual Sartori, Alduir da Silva (Binde), Assis Brasil e Pedro Antonio Toaldo.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Em 07 de julho de 1983, a enchente do Rio do Peixe derrubou a Ponte Pênsil Padre Mathias Michellizza, a qual refeita pela Prefeitura de Ouro e de Capinzal.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Boletim Municipal de Ouro  - Oficial da Prefeitura, sendo uma retrospectiva sobrea as ações do então Governo.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Boletim Municipal de Ouro ? Oficial da Prefeitura, sendo uma retrospectiva sobrea as ações do então Governo.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Boletim Municipal de Ouro - Oficial da Prefeitura, sendo uma retrospectiva sobrea as ações do então Governo.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Boletim Municipal de Ouro - Oficial da Prefeitura, sendo uma retrospectiva sobrea as ações do então Governo.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Boletim Municipal de Ouro - Oficial da Prefeitura, sendo uma retrospectiva sobrea as ações do então Governo.


style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Boletim Municipal de Ouro - Oficial da Prefeitura, sendo uma retrospectiva sobrea as ações do então Governo.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Boletim Municipal de Ouro - Oficial da Prefeitura, sendo uma retrospectiva sobrea as ações do então Governo.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Boletim Municipal de Ouro - Oficial da Prefeitura, sendo uma retrospectiva sobrea as ações do então Governo.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Boletim Municipal de Ouro  - Oficial da Prefeitura, sendo uma retrospectiva sobrea as ações do então Governo.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Boletim Municipal de Ouro - Oficial da Prefeitura, sendo uma retrospectiva sobrea as ações do então Governo.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Boletim Municipal de Ouro - Oficial da Prefeitura, sendo uma retrospectiva sobrea as ações do então Governo.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Boletim Municipal de Ouro - Oficial da Prefeitura, sendo uma retrospectiva sobrea as ações do então Governo.































Anterior

UNOESC DE CAPINZAL E CAMPOS NOVOS PROMOVEM 2º SEMINÁRIO INTEGRADO

Atlântico e Fraiburgo iniciam decisão da Bronze 2020 Próximo

Atlântico e Fraiburgo iniciam decisão da Bronze 2020

Deixe seu comentário