logo RCN

Empresas buscam estratégias para ampliar resultados


style="width: 100%;" data-filename="retriever">

MB Comunicação Empresarial/Organizacional/? Do Grupo Isolar Rhiva Cordeiro, Rholyston Cordeiro, Isabel Borges, Joice Schmidt e ao centro o gestor de projetos do Sebrae/SC Eduardo Sganzerla.



Técnica, liderança, administração, visão estratégica, comportamento empreendedor e inteligência emocional são competências do empresário de sucesso. Essas são algumas das temáticas abordadas no Programa de Gestão Avançada (PGA), que iniciou nesta semana na região oeste catarinense.

A iniciativa do Sebrae/SC tem duração de 16 meses e é voltada às empresas que buscam estratégias para ampliar resultados, para alcançar um desempenho ainda melhor nos negócios e que almejam estruturar os setores para um desenvolvimento saudável e conduzido por indicadores.

Representam a região as empresas: Construaguas Materiais de Construção (Águas Frias), Dicel & Rosa Esquadria, Funilaria e Vidraçaria (Chapecó), Emagrecentro (Chapecó), Grupo Isolar (Chapecó) e SC Postes (Chapecó).

De acordo com o consultor padrinho, José Airton Bezerra de Oliveira, o executivo precisa encontrar uma maneira de se libertar do operacional, o que é extremamente atrativo. "O gestor precisa dedicar tempo para analisar estratégias, mercado e atividades na empresa como um todo. Para isso deve estruturar um time de lideranças que tenha autonomia para tomada de decisões e atue de forma alinhada com os objetivos da organização", comenta.

O gestor de projetos do Sebrae/SC, Eduardo Sganzerla, enaltece que no PGA os empreendedores terão a oportunidade de criar, analisar e monitorar os indicadores-chave para condução de suas empresas. "Para ser competitivo no cenário atual é indispensável que a organização gerencie sua empresa por meio de dados e indicadores, poucas empresas conhecem a rentabilidade e a lucratividade do seu negócio, o que prejudica nas decisões estratégicas", argumenta.

O sócio-proprietário da Emagrecentro (Chapecó), Eduardo Marcelo Diersmann, comenta que a expectativa com o PGA é melhorar a comunicação interna entre os setores, organizar o crescimento e ter indicadores de resultados. "Nossa intenção é que a engrenagem flua melhor, que todos os setores compreendam porque tal processo é necessário. Atualmente, não temos indicadores, mas sabemos que o negócio é viável e lucrativo. Contudo, mesmo sendo uma pequena empresa queremos adotar um modelo de uma grande organização", antecipou. A Emagrecentro atua em Chapecó desde junho de 2019 e os proprietários possuem uma unidade em Xanxerê e estão em processo de implantação de outra em São Miguel do Oeste.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Segundo o consultor padrinho, entende-se por inteligência emocional a capacidade do indivíduo compreender e gerir as suas emoções, além da forma como lida com as emoções das pessoas que estão ao seu redor.

"Um dos itens considerados para demissão do colaborador é a maneira em que ele convive em grupo. Porque se não souber gerir suas emoções não conseguirá lidar com os colegas", alerta Oliveira.

Os pilares da inteligência emocional são: autoconsciência, autogerenciamento, consciência social e gerenciamento de relacionamentos. "Os empreendedores precisam refletir sobre a qualidade dos relacionamentos em sua empresa, além de se conhecerem bem para poderem sensibilizar seus liderados", destaca.

As vantagens de gerenciar adequadamente as emoções, segundo Oliveira, são: respeitar a si e fazer com que as outras pessoas o respeitem; capacidade de automotivação; maior tolerância e capacidade de resiliência; melhores relações interpessoais; controlar seus impulsos e regular seu estado de humor; maior capacidade de comunicação e tomar decisões mais adequadas.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Jornalista Responsável - Marcos A. Bedin - MTE SC 00085-JP


style="width: 100%;" data-filename="retriever">

MB Comunicação Empresarial/Organizacional/Da Construaguas Materiais de Construção Márcio Roberto da Silva e Jaqueline Signorini da Silva e ao centro o gestor de projetos do Sebrae/SC Eduardo Sganzerla.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

MB Comunicação Empresarial/Organizacional/A diretora da Dicel & Rosa Esquadria Édina Lilian Rosa e o gestor de projetos do Sebrae/SC Eduardo Sganzerla.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

MB Comunicação Empresarial/Organizacional/As colaboradoras da Emagrecentro Sandra Gauze e Liziara Fraporti e o gestor de projetos do Sebrae/SC Eduardo Sganzerla.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

MB Comunicação Empresarial/Organizacional/Os colaboradores da SC Postes Gregório Pedroso da Silva, Marinez da Silva, Edineia da Rocha e Pietra Maria do Rosário.









'As escolas nunca mais serão as mesmas' Anterior

'As escolas nunca mais serão as mesmas'

Próximo

Governo e entidades estudam medidas de combate à cigarrinha

Deixe seu comentário