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DAS CIÊNCIAS DA COGNIÇÃO À CIÊNCIA COGNITIVA - V
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- Adelcio Machado dos Santos
Artigo
Em outras ocasiões, entretanto, a criança é presenteada com informação que não se adapta aos seus esquemas existentes, de modo que surge o desequilíbrio cognitivo.
Em outros termos, ocorre um desequilíbrio quando os esquemas existentes na criança são inadequados para os novos desafios que a mesma enfrenta.
Ela, consequentemente, tenta restaurar o equilíbrio pela assimilação - incorporação da nova informação aos esquemas existentes na criança. Em conjunto, os processos de assimilação e de acomodação resultam num nível mais sofisticado de pensamento do que era possível previamente.
Ademais disso, esses processos resultam no restabelecimento do equilíbrio, oferecendo, desse modo, à pessoa níveis superiores de adaptabilidade.
À luz do magistério de Piaget, os processos equilibradores da assimilação e da acomodação são responsáveis por todas as mudanças associadas ao desenvolvimento cognitivo.
Na sua concepção, é mais provável que o desequilíbrio ocorra durante os períodos de transição entre estágios (STERNBERG, 2000).
Malgrado Piaget ter postulado que os processos equilibradores continuam por toda a infância, à medida que as crianças adaptam-se continuamente ao seu ambiente, ele também considerou que o desenvolvimento envolve estágios distintos, descontínuos.
Particularmente, Piaget dividiu o desenvolvimento cognitivo em quatro estágios principais: os estágios sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
O primeiro estágio de desenvolvimento, o estágio sensório-motor, envolve aumentos no número e na complexidade de capacidade sensoriais e motoras durante a infância. Ao longo das primeiras fases do desenvolvimento cognitivo sensório-motor, a cognição infantil parece focalizar-se apenas no que eles podem perceber imediatamente, pelos seus sentidos. No estágio pré-operatório a criança começa a desenvolver ativamente as representações mentais internas, que se iniciaram no fim do estágio sensório-motor.
O aparecimento do pensamento representativo, durante o estágio pré-operatório, abre o caminho para o desenvolvimento subseqüente do pensamento lógico, durante o estágio de operações concretas.
Com o pensamento representativo, chega a comunicação verbal. Entretanto, a comunicação é amplamente egocêntrica. Uma conversação pode parecer sem qualquer coerência.
A criança diz o que está em sua mente, sem considerar muito o que a outra pessoa disse. À medida que as crianças se desenvolvem, no entanto, levam cada vez mais em consideração o que os outros disseram, quando criam seus próprios comentários e respostas.
Já no estágio de operações concretas as crianças tornam-se capazes de manipular mentalmente as representações internas que formaram, durante o período pré-operatório.
Em outras palavras, elas agora não só têm idéias e memórias dos objetos, mas também podem realizar operações mentais com essas idéias e memórias. Entretanto, podem agir assim apenas quanto a objetos concretos.
Jor. Adelcio Machado dos Santos (MTE/SC nº 4155 - JP).
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