logo RCN

Conversa franca e aberta envolve Prefeito e presidente do Legislativo de Capinzal

  • Foto Facebook Prefeitura - Foto legenda: Presidente do Legislativo de Capinzal, Rafael Edgar Tonial (segundo mandato consecutivo) e o prefeito Nilvo Dorini (duas vezes vereador e essa é a quarta gestão administrativa), os quais estão discutindo ideias em prol de nossa terra e de nossa gente. Sendo um bom exemplo de consenso e de respeito ao cargo político que cada um ocupa, levando em conta a razão maior de suas funções: o povo.

A visita de Rafael teve como objetivo trocar ideias sobre algumas demandas dos munícipes


style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Aldo Azevedo / jornalista de formação/Vereador e presidente da mesa diretora de Capinzal, Rafael Edgar Tonial usando da Palavra Livre, no sentido de levar informação e conhecimento aos munícipes quanto aos serviços e ações que vem prestando em prol da coletividade na função de parlamentar.



O presidente da mesa diretora da Câmara de Capinzal, vereador Rafael Edgar Tonial, 20 de abril, no uso da palavra livre, informou que esteve visitando a prefeitura e conversou com o prefeito Nilvo Dorini, isto na terça-feira, dia da sessão ordinária da casa legislativa.

A iniciativa de falar com o prefeito foi por ter sido procurado por várias famílias moradoras em Capinzal, então foi tratar de alguns assuntos, já que conversando fica mais fácil de entender certas situações e juntos buscarem soluções de possíveis problemas.


style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Foto Facebook Prefeitura /Foto legenda: Prefeito Nilvo Dorini (duas vezes vereador e essa é a quarta gestão administrativa) e Presidente do Legislativo de Capinzal, Rafael Edgar Tonial (segundo mandato consecutivo), os quais estão discutindo ideias em prol de nossa terra e de nossa gente. Sendo um bom exemplo de consenso e de respeito ao cargo político que cada um ocupa, levando em conta a razão maior de suas funções: o povo.


Um dos assuntos pautados, foi sobre o imóvel da Câmara de Vereadores, o qual deixou de ser patrimônio do Poder Legislativo local, a qual deixou de ter sua sede própria de trabalho, isto, consequentemente, o Prefeito lhe deu sinal verde em fazer a transferência da Prefeitura em favor da Câmara de Vereadores. "E aqui quero agradecer por este fato", reconhece Rafael.

O imóvel, terreno e prédio foram transferidos para a Prefeitura quando implantaram a Secretaria da Saúde no pavimento de baixo, retornar a pertencer ao Legislativo de fato e de direito. "Até porque precisamos fazer algumas alterações e consertos que fazem se necessários nas dependências físicas do mencionado patrimônio", assim se manifestou em forma de agradecimento pela ação que será formalizada.

Outros dois assuntos que discutiu, no bom sentido da palavra, sendo muito procurado e se preocupa muito com a interdição do postinho de saúde do loteamento mais antigo de Capinzal, sendo uma cobrança dos moradores deste e dos demais loteamentos os quais eram ali atendidos, porém, há muito tempo devem se deslocar até o posto central para ter atendimento, na busca de medicamentos e outros. O Prefeito lhe garantiu que será reformado o postinho, ou então, a construção de um novo num imóvel próximo, inclusive, está sendo desenvolvido um projeto através da AMMOC.

Rafael se solidariza aos moradores do São Luiz e dos demais loteamentos que dependiam do atendimento no citado postinho. Tão logo isto se resolva, o Vereador e Presidente ficará contente devido a cobrança que recebe e estão no poder para representar a população, isto na busca de soluções. Rafael acha muito viável o funcionamento do postinho e evita o deslocamento de pessoas idosos, também as com certas deficiências, resultando em sofrimento e transtornos.

Outra demanda do loteamento mais antigo de Capinzal, o São Luiz, é que se construa uma praça esportiva ou academia ao ar livre, para tanto tem um terreno de utilidade pública com espaço para isto. "O Prefeito disse que estará estudando da possibilidade da implantação, então ficamos na iminência da cobrança dos questionamentos, com isto, torcemos que se torne realidade, pois a população nos cobra e estamos levando os problemas a quem de direito, com isto contribuímos de alguma forma", destacou Rafael.

Quanto a situação de falta de água potável (tratada) nas localidades de Lauro Müller e Linha Mendes, novamente foi cobrado por alguns moradores das mencionadas localidades. Quanto a Linha Mendes foi perfurado o poço artesiano e está dando vazão de água o suficiente, dentro do esperado, porém, falta a instalação da bomba, sendo que o Município vem providenciando a mesma para fornecer a tão esperada água, na sequência será aberta valas até as casas, porém, os moradores terão apenas de contribuir com os canos (canalização), em ambas localidades. O problema de Lauro Müller é que a perfuração do poço não deu vazão o suficiente para poder fornecer água aos moradores. Com isto, a Prefeitura e a empresa prestadora de serviços, num consenso perceberam da necessidade de perfuração mais profunda com o objetivo de encontrar água e fornecer da mesma forma da Linha Mendes. Destacou que a aquisição das duas bombas será feita em conjunto com uma terceira bomba de um problema em Lauro Müller de outro poço perfurado com vazão para tanto. São aquisições que atenderão ambas as comunidades no que tem de mais precioso: água. "É claro que isto demanda de um pouco de tempo, por precisar licitar e solicitar os serviços, ainda, torcer que essa perfuração dê água em Lauro Müller.

Essas foram as demandas que levou O Presidente do Legislativo até o Prefeito, os quais conversaram e Rafael fica feliz em poder ter tal atuação, com isto espera que se encontre soluções para resolver tais problemas de parte da população de Capinzal.


Aldo Azevedo / jornalista 


Áudio do vereador e presidente da Câmara de Capinzal, Rafael Edgar Tonial. 


Anterior

Município de Campos Novos está monitorando os pacientes que receberam alta

No Dia da Terra, Programa Clorofila celebra a natureza com atividades educativas virtuais de preservação socioambiental Próximo

No Dia da Terra, Programa Clorofila celebra a natureza com atividades educativas virtuais de preservação socioambiental

Deixe seu comentário