logo RCN

CASAN e Sanepar iniciam estudos para operar em parceria

  • Fotos: Acervo CASAN - As primeiras avaliações apontam que a estrutura de tratamento da Sanepar pode vir a complementar a implantação do sistema de esgotamento que a CASAN está liderando em Mafra, enquanto a Companhia catarinense pode contribuir para o aumento no volume de água disponibilizada para o município de Rio Negro.

Com a presença dos prefeitos eleitos de Mafra e Rio Negro, cidades localizadas na divisa entre Santa Catarina e Paraná, CASAN e Sanepar realizaram na semana passada a primeira reunião de campo para consolidar a parceria técnica que visa efetuar ações conjuntas de saneamento na região. 

A Presidente Roberta Maas dos Anjos, da CASAN, e o presidente Claudio Stabile, da empresa paranaense, lideraram pessoalmente a reunião que avaliou as prioridades dos dois municípios: a finalização do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Mafra e a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de Rio Negro. 

As primeiras avaliações apontam que a estrutura de tratamento da Sanepar pode vir a complementar a implantação do sistema de esgotamento que a CASAN está liderando em Mafra, enquanto a Companhia catarinense pode contribuir para o aumento no volume de água disponibilizada para o município de Rio Negro. 

CONSÓRCIO DE INTEGRAÇÃO 

O Termo de Compromisso Casan-Sanepar foi um dos principais resultados práticos da 6ª rodada do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), realizado em Foz do Iguaçu, em fevereiro. Na ocasião, os governadores destacaram a possibilidade de os Estados vizinhos dividirem esforços, otimizando investimentos, a fim de proporcionar mais saúde e qualidade de vida aos moradores de toda a região de divisa.

Além de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, a parceria prevê o compartilhamento de instalações, avanço na cobertura de coleta e tratamento de esgoto visando a universalização e, inclusive, um futuro estudo de redução de tarifas. 

MESMA IDENTIDADE 

Sempre ressaltando que a "identidade com a Sanepar é natural e forte", a Presidente da CASAN se mostra entusiasmada com a inovação da integração e a possibilidade de agregar forças de duas Companhias sólidas e com ampla expertise do mercado. "A relação estabelece um intercâmbio permanente de experiências e de conhecimento tecnológico e estimula a integração operacional", diz Roberta.

Na reunião de quarta-feira, realizada em Rio Negro, as Companhias se colocaram à disposição das Prefeituras para liderar a solução de problemas ambientais históricos da região, como o desassoreamento do Rio Negro, a conservação das bacias hidrográficas, a recuperação da mata ciliar e outras ações de sensibilização ambiental e de sustentabilidade. 

Assessoria de Comunicação Social

CASAN/MATRIZ | Rua Emílio Blum, nº83, Florianópolis | CEP: 88.020-010 

Thayse Vieira

Jornalismo - ACS

Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN 


Últimos dias para recolher a Contribuição Sindical Rural 2020 Anterior

Últimos dias para recolher a Contribuição Sindical Rural 2020

COMO A BRF ABASTECE CULTURAS DIVERSAS ENTRE 4 CONTINENTES NAS FESTAS DE FIM DE ANO Próximo

COMO A BRF ABASTECE CULTURAS DIVERSAS ENTRE 4 CONTINENTES NAS FESTAS DE FIM DE ANO

Deixe seu comentário