logo RCN

Ações e serviços prestados pela Prefeitura de Zortéa

Será implantado o Balcão do Empreendedor via Sebrae e ingressar no Consórcio Intermunicipal de Saúde CIS/AMURES de Lages


style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Enio O. Azevedo/Prefeita de Zortéa, prefeita Rosane Antunes Pires Infeld, em entrevista concedida para O TEMPO jornal de fato.


A Reportagem de O TEMPO jornal de fato, terça-feira, 05 de maio, esteve na cidade de Zortéa (SC), com o objetivo de entrevistar a prefeita Rosane Antunes Pires Infeld.

Segundo a Prefeita, estão formalizando a contratação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), levando em conta o Plano de Trabalho que adotariam o Balcão do Empreendedor, sendo serviços mais simplificados

Rosane se reuniu e conversou com o pessoal da Prefeitura, principalmente, com o secretário de Administração e Finanças, Edson Antonio Calliari Moro, então optaram e decidiram contratar o pacote completo, o qual é "Cidade Empreendedora".

Conforme dados disponibilizados pelo mapa de empresas do Governo Federal apontam que os municípios que participam do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC, são os que mais registraram empresas, mesmo com a pandemia. O Programa Cidade Empreendedora visa promover a transformação local por meio da implantação de políticas públicas de desenvolvimento. Elaborado e desenvolvido pelo Sebrae/SC em parceria com os municípios, o programa permite o desenvolvimento de estratégias que avancem em ações práticas voltadas a apoiar e fomentar o desenvolvimento econômico local.

Com a implantação do programa é garantido, no processo de formalização de empresa, agilidade e transparência, redução no prazo de abertura de empresas, menos burocracia e otimização de processos, menos custos e aumento do número de empresas formalizadas no município.

Ele contempla liderança, sala do empreendedor, compras públicas, desburocratização, educação empreendedora e muito mais.

É uma abertura aos produtores rurais que tem produtos à vender para a Prefeitura, mas não sabem encontrar os caminhos e ficarem aptos nas compras e vendas nas compras públicas, seja merenda escolar ou a outros órgãos da Administração. Diante disto, terão consultoria, capacitação e encontros que também abrangem a própria educação, dando capacitação dos professores, os quais ensinaram os alunos do ensino fundamental a serem empreendedores. Com o conhecimento deles possam desenvolver alguma atividade e vender, pois no final da capacitação é realizada uma feira para que possam vender produtos ou serviços que desenvolveram. Com isto, receberam certo dinheiro, fruto de seu empreendedorismo. "Os nossos alunos têm de se preparar para poder empreender, pois precisamos de empreendedores para o próprio negócio ou empresas interessadas em contratar", destacou a prefeita Rosane.

A contratação é por dois anos, sendo o pacote Cidade Empreendedora, significando um grande salto aos que pensam em empreender e comércio em si, inclusive, setor agropecuário.

Dentro desta contratação, foram contemplados com "Cidade Mulher", por Zortéa ter uma prefeita e secretárias ocupando a função. Esse programa tem ações de desenvolvimento, mentoria e de conexão.

Na primeira quinzena de maio estão adequando a parte mais burocrática, assinatura do contrato e provavelmente na segunda quinzena deste mês será feito o lançamento com a inauguração da sala empreendedora em conjunto com o Sebrae.

Saúde Pública no enfrentamento do Covid-19

É com muita satisfação que a prefeita Rosane recebeu na segunda-feira, 03 de maio o Boletim Coronavirus zerado o número de casos ativo e hospitalizados do Zortéa. Era almejado chegar o momento de ter os números baixos e isto aconteceu, tendo apenas quatro suspeitos no Boletim de segunda-feira à noite, porém, na região da Amplasc os números são bem grandes. Conforme a Prefeita, a Secretaria da Saúde através de Analu Chiamolera Schmidt esta com uma equipe de trabalho muito comprometida com o trabalho realizado no combate da pandemia Covid-19, também para outros atendimentos, inclusive, a farmácia dispõe de muitos medicamentos, pois se anteciparam fazendo a compra dos kits necessários.

Lembra a Prefeita, são três escolas e não tiveram problema nenhum, pois as mesmas permanecem abertas e o transporte escolar continuou, já que não foram afetados com casos de Covid.

"A gente não pode relaxar, pois vem aí o Dia das Mães, sendo que aconteceram as visitas, mas, não façam aglomeração e principalmente priorizem a higienização das mãos, tendo uma previsão de uma terceira onda da Convid no inverno. Temos que nos cuidar e se prevenir. Sabemos que as pessoas que foram vacinadas, elas também têm de continuar com os cuidados com uso da máscara, manter as mãos higienizadas, não fazer aglomeração", alerta Rosane. Prossegue ela, é uma realidade que devemos continuar convivendo durante mais um período, confio muito na população de Zortéa, pois sabem muito bem como enfrentar o perigo e o desconhecido para a preservação da vida.

Para Rosane o maior investimento que se deve fazer numa administração é na área de saúde, pois de nada adianta fazer por exemplo uma academia de ginástica, cancha de boliche, implanta pavimentação asfáltica, porém, se a pessoa não tem saúde, ela não vai usufruir da infraestrutura e estrutura. É claro, que aqueles com saúde usufruem e é preciso fazer os investimentos que se fazem necessários.

Consórcio Intermunicipal de Saúde CIS/AMURES

A prefeita Rosane informa que a principal preocupação e intenção é investir em saúde da população, para tanto, desde de janeiro estão evidenciando esforços para entrar no CIS/AMURES, sendo um Consórcio Intermunicipal de Saúde, com sede de trabalho na cidade de Lages (SC). A formalidade passou por Assembleia para poder ingressar no Consórcio, estão finalizando a documentação e depois será entregue na Câmara de Vereadores para discussão, votação, sendo que esperam pela aprovação para poder oferecer aos munícipes zorteenses todos os serviços oferecidos pelo CIS / AMURES de Lages. Sendo pequenas cirurgias, vários tipos de exames, consultas, até porque os municípios pequenos que Rosane conhece a exemplo de Zortéa, não tem fila de espera neste sistema de atendimento.

No CIS/AMURES é agendado o atendimento nos consultórios particulares dos médicos e clínicas credenciados bem como na sede do CIS/AMURES. Os encaminhamentos ao CIS/AMURES só poderão ser autorizados pelas Secretarias Municipais da Saúde de cada município.

Aldo Azevedo / jornalista

Áudios: 

Balcão do Empreendedor via Sebrae Cidade Empreendedora e Consórcio Intermunicipal de Saúde.


Saúde Pública no enfrentamento do Covid-19. 



Sopelsa apela para que governo federal reveja cortes no orçamento para infraestrutra de SC Anterior

Sopelsa apela para que governo federal reveja cortes no orçamento para infraestrutra de SC

Próximo

Governadora decreta luto oficial de três dias por mortes em escola de Saudades

Deixe seu comentário