PROJETO FOI LANÇADO NA QUARTA-FEIRA, 30 DE SETEMBRO DE 2026, NO MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL VITOR ALMEIDA
Na quarta-feira, 30 de setembro de 2026, às 18h30, o Museu Histórico Municipal Vitor Almeida recebeu o lançamento do projeto “Histórias da Minha Terra”, de autoria da professora e escritora Evani Marichen Lamb Riffel, desenvolvido por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
A iniciativa busca resgatar, valorizar e preservar a memória de Capinzal, por meio de uma releitura das obras do escritor e historiador Vitor Almeida, reunindo registros, fotografias, imagens e narrativas relacionadas à história da colonização de Rio Capinzal.
O projeto apresenta diferentes momentos da trajetória local, desde as antigas terras de Campo Bonito, passando pela Fazenda dos Lopes, Fazenda Sant’Antônio, Villa de Rio Capinzal e Distrito, até a formação do município.
Durante o lançamento, a programação incluiu a apresentação do cordel “Memórias de Capinzal”, contação de história sobre as tradicionais “batidas de surpresa”, exibição do vídeo “A Evolução de Capinzal” e apresentação e distribuição dos folhetins históricos produzidos pelo projeto.
Os materiais têm como proposta levar às novas gerações conhecimentos sobre a trajetória da comunidade, transformando memória, documentos, imagens e relatos em registro histórico e cultural.
O encontro também foi marcado por um momento de confraternização, com cuca alemã e salame, encerrando a programação no Museu Histórico Municipal Vitor Almeida.
Quem conduziu o lançamento oficial foi a diretora de Cultura, Vânia Schwaizer Damaceno, perante as presenças do vereador Jair Pedro Toaldo, da Secretária de Desenvolvimento Econômico de Capinzal, Talita Emília Frizzo e demais munícipes.
Aldo Azevedo / jornalista
O TEMPO jornal de fato desde 1989:
https://chat.whatsapp.com/IENksRuv8qeLrmSgDRT5lQ
https://www.facebook.com/aldo.azevedo.5/
https://www.facebook.com/otempojornaldefato/
O Tempo de fato (@otempofato) - Instagram
https://www.youtube.com/@otempojornaldefato
Deixe seu comentário