logo RCN

'A Bíblia é a Palavra de Deus'?

  • - Evandro Ricardo Guindani

Evandro Ricardo Guindani



O grande poeta e teólogo Rubem Alves afirma que sobre Deus não podemos afirmar nada, apenas sentir...
Deus e tudo o que se refere a ele está na esfera da experiência pessoal. Você pode por exemplo se ajoelhar dentro da sua casa ou na sua igreja diante da imagem de um santo, diante de um altar e orar/rezar...
E você deve ser respeitado porque isso se trata de uma experiência pessoal, algo relativo à sua intimidade. É como você ser respeitado se quiser andar nu dentro de sua casa.
Por exemplo, você leu um texto bíblico, você ouviu um hino religioso e aquilo te tocou, e você sentiu algo diferente, um sentimento bom, ótimo! O que você não pode é querer explicar isso racionalmente e dar nomes a essa experiência como por exemplo: "eu fui tocado por Deus", ou "eu senti a presença de Jesus", "eu senti Nossa Senhora...".
Eu te pergunto: como você pode comprovar racionalmente que o que você sentiu foi provocado por Deus, Jesus ou Nossa Senhora relatados na Bíblia?
A experiência que você vivenciou (da paz interior) é uma verdade pessoal que devemos respeitá-la mas não precisamos concordar com sua interpretação (discurso racional) dada sobre aquilo que você vivenciou.
Quando você quer levar e defender sua experiência pessoal para o âmbito social e coletivo como uma "Verdade" (válida para todos), entramos numa esfera perigosa!
Quando você (por meio de seus representantes políticos) quer defender publicamente que a Biblia é a "Verdade" porque é a própria "Palavra de Deus". Aí você quer defender racionalmente, politicamente algo que só pode ser experienciado (compreendido) individualmente, e deve ficar restrito à esfera pessoal.
O argumento de que os textos bíblicos foram inspirados por Deus está sendo imposto como uma "Verdade" válida para todos, e usada (politicamente) como justificativa para defesa de "bandeiras" preconceituosas. Cito como exemplo a atuação da Frente Parlamentar Evangélica  no Congresso Nacional.
Por isso reforço: você pode individualmente e em silêncio acreditar que a escrita da Biblia foi inspirada por Deus, não tem problema... Muitos acreditam por exemplo que viram Jesus, que viram Nossa Senhora... Tudo bem, nós deixamos você continuar acreditando nisso querido(a)! Mas querer defender uma política pública com base nessa sua crença é outra coisa!
Abraços!

Evandro Ricardo Guindani
Evandro é natural de Vargem Bonita - SC, graduado em Filosofia, Mestre em Ciências da Religião e Doutor em Educação. Atualmente é Professor da Universidade Federal do Pampa em São Borja-RS

É isso que estou combatendo em todas essas minhas postagens e no meu vídeo sobre o fundamentalismo bíblico!
Vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=Qrbvls-_IaA

É BOM SABER... Anterior

É BOM SABER...

Coronavírus Ômicron Próximo

Coronavírus Ômicron

Deixe seu comentário