logo RCN

Saiba os critérios para concorrer ao programa Universidade Gratuita

As inscrições para o primeiro semestre de 2024 do Universidade Gratuita ainda não iniciaram, mas o estudante já deve estar atento aos requisitos e à documentação exigida. O primeiro passo é estar regularmente matriculado na Unoesc, em um dos cursos de Graduação cadastrados no programa, em diversas áreas do conhecimento.

O acesso ao Universidade Gratuita será realizado em duas etapas: cadastro no sistema do Estado de Santa Catarina e envio da documentação ao Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). Para concorrer, o interessado deve ser natural de Santa Catarina ou comprovar residência no estado há mais de cinco anos, contados retroativamente a partir da data de ingresso na Universidade.

Outro critério é ser a primeira graduação cursada com recursos públicos estaduais, desconsiderando para esse fim os cursos de licenciatura curta. Dessa forma, caso o estudante tenha a primeira graduação em uma universidade particular, federal ou com bolsas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), ainda estará apto a se inscrever no programa.

A seleção também considera como requisito que o estudante, preferencialmente, tenha cursado o Ensino Médio em escola pública, ou ter tido bolsa integral ou parcial em escola particular. Ele também deve comprovar ser hipossuficiente, segundo o Índice de Carência (IC), ou seja, não possuir condições e recursos econômicos suficientes. Além disso, deve possuir renda familiar per capita inferior a oito salários mínimos para o curso de Medicina e inferior a quatro salários mínimos para os demais cursos.

Critérios para participar do Universidade Gratuita:

- Estudante regularmente matriculado na Unoesc, em curso de Graduação cadastrado no programa;

- Ser a primeira graduação cursada com recursos públicos estaduais, desconsiderando para esse fim os cursos de licenciatura curta;

- Ser natural de Santa Catarina ou residir no estado há mais de cinco anos, contados retroativamente a partir da data de ingresso na Universidade;

- Ser hipossuficiente, segundo o IC;

- Preferencialmente, ser oriundo do Ensino Médio ou equivalente de escolas da rede pública ou de instituições privadas com bolsa integral ou parcial;

- Possuir renda familiar per capita inferior a oito salários mínimos para o curso de Medicina, ou inferior a quatro salários mínimos para os demais cursos.

  

Mayelle Hall

Alessandra de Barros

Assessoria de Imprensa

Marketing e Comunicação Unoesc Joaçaba

Secretaria da Educação realiza a abertura do ano letivo na Rede Municipal de Ensino de Capinzal Anterior

Secretaria da Educação realiza a abertura do ano letivo na Rede Municipal de Ensino de Capinzal

NOVAS DIRETORAS DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO SE REÚNEM PARA ORGANIZAÇÃO DO ANO LETIVO Próximo

NOVAS DIRETORAS DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO SE REÚNEM PARA ORGANIZAÇÃO DO ANO LETIVO

Deixe seu comentário