logo RCN

Presidente avalia ano na Alesc: foco em pautas importantes para os catarinenses

As ações para a promoção da paz e segurança na comunidade escolar, a atuação das bancadas regionais e a mobilização do Parlamento para o enfrentamento de catástrofes climáticas foram algumas das iniciativas destacadas pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB), no balanço das atividades da Alesc em 2023.

“Encerramos nossa Sessão Legislativa com uma avaliação positiva porque tivemos olhar atento e tratamos de assuntos de grande relevância para os catarinenses’’, pontuou de Nadal.

O presidente citou a liderança da Alesc, após os atentos ocorridos em creches do estado, para a criação do Comitê de Ações Integradas para Cidadania e Paz nas Escolas (Comseg/Integra). O grupo é formado por dezenas de instituições, que durante o ano, debateram alternativas com o objetivo de criar a cultura de paz nas instituições de ensino. O projeto terá continuidade em 2024.

Nadal destacou a consolidação das bancadas regionais (Sul, Norte, Grande Florianópolis, Oeste, Serra e Vale do Itajaí) no Parlamento. “Esses colegiados suprapartidários fizeram política com olhar comum e espírito de coletividade, dando força à voz da população que vive nas diferentes regiões."

O presidente também pontuou a doação de recursos da Assembleia Legislativa para auxiliar na recuperação da infraestrutura das cidades que foram afetadas pelas cheias.

Sobre a produtividade em números, o Parlamento catarinense deliberou mais de 10.300 processos legislativos, como projetos de lei, projetos de lei complementar, propostas de emenda à Constituição, entre outros.

Entre as matérias aprovadas, o presidente citou a Reforma Administrativa, o Orçamento do Estado, o Universidade Gratuita e o projeto das transferências especiais voluntárias (TEVs) para os municípios. 

Mauro de Nadal encerrou, falando sobre o convívio democrático durante as atividades no Legislativo.

“Cada parlamentar teve espaço para desenvolver ações de seus mandatos, com as características que são peculiares a cada um. Tivemos um ano bastante positivo, com a projeção de um 2024 com o mesmo nível de eficiência, com a visão de construirmos, com o bom debate e muita ação, resultados em favor de Santa Catarina."

Gicieli Dalpiaz
Agência AL

Saretta aponta principais desafios e ações defendidas em 2023 Anterior

Saretta aponta principais desafios e ações defendidas em 2023

Balanço: Mais de 6,6 mil pessoas participaram das atividades da comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc Próximo

Balanço: Mais de 6,6 mil pessoas participaram das atividades da comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc

Deixe seu comentário