Capinzal 77 anos: no aniversário, município ganha presente para a Saúde |
Dia Nacional do Idoso
Em Capinzal é realizada a Festa em comemoração ao Dia Nacional do Idoso
O dia 16 de setembro, sábado, no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, foi marcado pela segunda reunião com todos os Grupos da Terceira Idade de Capinzal.
As pessoas da Terceira Idade passaram uma tarde de lazer e entretenimento em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, data dedicada em 27 de setembro.
O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no país, seus direitos e dificuldades.
A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde, por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idoso que crianças no planeta.
O Brasil, que já foi celebrado como o país dos jovens, tem hoje cerca de 13,5 milhões de idosos, que representam 8% de sua população.
Em 20 anos, o país será o sexto no mundo com o maior número de pessoas idosas. O dado serve de alerta para que o governo e a sociedade se preparem para essa realidade não tão distante.
O município de Capinzal, tem na sua população em cerca de 8% de idosos, para uma população de 22 mil, os idosos somam 1.800 pessoas.
No Centro Educacional Prefeito Celso Farina, além do matinê dançante com Otto Müiller, os idosos puderam medir a pressão arterial, fazer teste do diabetes, índice de massa corporal, teste de risco coronariano, ainda bons lanches forram servidos.
Nos próximos dias, estarão encaminhando para apreciação da Câmara Municipal a Lei de criação do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso.
Leonir Boareto/vice-prefeito, prestigiou e valorizou o evento.
Deixe seu comentário