logo RCN
Colecionador

VOLTANDO NO TEMPO

1989 - 08/07/2020 - são 31 anos de trabalho prestado.

style="width: 50%;" data-filename="retriever">

Aldo Azevedo / jornalista de formação/Adriano Moacir Bauermann segurando parte da coleção de cédulas (dinheiro) e de moedas, também no detalhe copos de chope de porcelana. Dia 20 de março de 2020.

style="width: 50%;" data-filename="retriever">

Aldo Azevedo / jornalista de formação/Adriano Moacir Bauermann segurando o copo sendo de um baile do Chope em São Marcos (RS), em 14/01/1978, sendo de 500ml, mas teve o sorteio deste de 5 litros. Sendo que o pessoal da mesa, além dos dois copos que tinham ganhado, foram contemplados com este grande de porcelana fabricado pela empresa Pereira (SP). Registro na sexta-feira, 10/04/2020.

style="width: 50%;" data-filename="retriever">

Aldo Azevedo / jornalista de formação/Adriano Moacir Bauermann segurando o copo em que Benno da Silva (Com. De Turismo e Transportes fazia a linha de Ouro a Concórdia / SC). Promoção do Clube União e Progresso de Filadelfia, Ipira (SC), em 19/11/1983. Registro na sexta-feira, 17/04/2020.






O registro é na Padaria e Confeitaria Santa Lúcia, de propriedade de Adriano Moacir Bauermann, a qual está situada à Rua Felipe Schmidt, cidade Ouro (SC). A nossa Reportagem, ao ver uma semana antes, então voltando na sexta-feira, 20 de março, por saber das coleções que tem Moacir, sendo de copos de chope, cédulas (dinheiro) e de moedas, foi entrevistado o mesmo, o qual informou como iniciou o acervo, quem colaborou no início e os que vem ajudando. Ainda certas procedências e que inspirou a dar início nas coleções.  

Segundo Ele, sempre gostou de copo de chope, pois o seu avô tinha, sendo com a ajuda de seu amigo Itacir Tonini, o qual conseguiu alguns e a partir daí outros estão lhe levando. Hoje são mais de 300 copos, todos os modelos diferentes, os quais são bem antigos e de porcelana. Além dos copos destinados do RS e PR, a maior parte é de SC, principalmente de nossa região, sendo muitos da cidade de que veio Moacir, Cunha Porã (SC).

Moacir não tem nenhum seu, que usou em algum evento, e sim, 12 que eram do avô dele.

A coleção de dinheiro falta bastante para completar o acervo, porém, é algo bonito para ver e muito interessante. As moedas está colecionando são do início de 1924 até a atualidade, a qual está quase completa, inclusive, tem moedas de 146 países, sendo um acervo praticamente concluído.

Ele também falou de uma curiosidade, quando era carimbada as cédulas até que fosse substituída por novas, o que continuava dando validade.

No município de Ouro está há 23 anos, trabalhando na panificadora, no entanto, o dinheiro antigo que começou a organizar, fazem em torno de seis há oito anos. Já os copos de chope, mais ou menos uns dois anos que começou a colecionar.

"Muitos não conheciam os copos de chope, os quais quase não existem mais, pois muitos eliminaram ao jogar fora. Alunos olham e ficam encantados, devido ao modelo, desenho e design, pois hoje em dia não fabricam algo parecido com isto", declara Moacir. Prossegue ele, para mim ter uma raridade guardada desta, é um orgulho.

Capinzal e Ouro ainda mão teve o prazer de receber historiadores e nem o pessoal da cultura, mas Moacir pertence ao grupo de colecionadores Oeste de Santa Catarina, de Chapecó, os quais fizeram reportagens televisas e em emissoras de rádio. Quanto a nossa região, ainda não despertou interesse, quem sabe por não terem o conhecimento e informação quanto aos acervos.

Obs: Para ver mais, acesse o site http://otempodefato.com.br/ áudio, ainda fotos.


Fone: (49) 3555-3092. 

Anterior

VOLTANDO NO TEMPO

Primeira Etapa de Vacinação Influenza será retomada nesta sexta-feira com Grupos Prioritários Próximo

Primeira Etapa de Vacinação Influenza será retomada nesta sexta-feira com Grupos Prioritários

Deixe seu comentário