Vereadora Cimara Baú realiza moção de aplauso a Geny Ribeiro Leal
Vereadora Cimara Baú realiza moção de aplauso a Geny Ribeiro Leal em reconhecimento e valorização pela sua contribuição com o desenvolvimento do distrito de Alto Alegre
Geny Ribeiro Leal nasceu no município de Ouro, na data de 22/12/1930. Filha de Francisco Afonso Ribeiro e Palmira Ribeiro (in memoriam). Geny iniciou sua carreira como professora no ano de 1947, na comunidade de Alto Residência, município de Capinzal. Em 1949 foi convidada pelo prefeito do município de Capinzal, Sr. Silvio Santos para trabalhar como professora na Escola Isolada Municipal de Alto Alegre. Na época com idade de 18 anos, nessa comunidade, iniciava uma história de profissionalismo e de construção de uma família. Foi em Alto Alegre que conheceu seu esposo Arceno Leal da Silva e dessa união nasceram quatro filhos: Joair, Rubens, Marlei, Marlene e para complementar a família tiveram mais três filhas do coração: Teresinha, Marissan e Cimara M. Baú. Dos integrantes da família citados já não se encontra mais entre a família, a filha Marissan e o esposo Arceno. Foi em Alto Alegre que Geny deu continuidade a sua carreira como professora, até a conquista da aposentadoria. O início da construção da história de conquistas pelo casal, não foi nada fácil, exigiu-se muito trabalho e dedicação, pois a família passou por muitas dificuldades financeiras. Durante muitos anos Geny trabalhava 40 horas semanais na escola e nas noites e finais de semana trabalhava como cabeleireira, atendendo as pessoas não só da comunidade de Alto Alegre, como de toda a redondeza.
Geny almejava o progresso da Escola de Alto Alegre, para isso batalhou muito. Em 1950 não mediu esforços e batendo de porta em porta de todas as famílias que integravam a comunidade conversava e justificava a importância da escolaridade aos filhos. Assim, conquistou 150 educandos, número suficiente para a Escola Isolada Municipal passar a ser Escola Desdobrada Estadual, mais tarde Tridesdobrada, comportando assim, além dela, mais duas professoras. Através da força política do esposo Arceno Leal da Silva, juntamente com o professor da época, Napoleão Ribeiro, tramitaram a conquista, junto ao Prefeito da época e o Governador do Estado de Santa Catarina, do prédio novo da escola, com estrutura de alvenaria, passando então a Grupo Escolar Ivo Silveira. O nome da escola foi dado em homenagem ao Governador que atendeu a solicitação da comunidade e se fez presente na inauguração da nova escola.
Geny sempre foi reconhecida e valorizada por toda a comunidade pela sua dedicação como professora, primando pelo desenvolvimento integral dos educandos, como também pela vida social e bem estar de toda a comunidade. Sempre muito receptiva e com bom coração exercia a função de catequista, atendia as necessidades das famílias carentes, socorria a todos nos momentos de doenças, disponibilizando de medicamentos, aplicando injeção e juntamente com seu esposo e demais moradores da comunidade, estava sempre à frente das promoções e eventos realizados na comunidade, fosse de caráter religioso, escolar ou esportivo. Dessa forma, a família conquistou o carinho, respeito e admiração de todos. É importante registrar aqui que foram eles que nessa comunidade juntamente com os moradores da época, deram início as festas juninas, as festas da igreja, os desfiles de 7 de Setembro, a composição de times de futebol e o mais importante, envolvendo sempre todos os integrantes da comunidade e podendo contar sempre com o apoio de todos para que as coisas acontecessem como muito sucesso. Vale aqui ressaltar que o desenvolvimento econômico da comunidade teve grande contribuição da família, iniciando com a instalação da primeira Olaria de Tijolos, na época tocada a bois, fabricando 500 tijolos por dia. O transporte da época para matéria prima, era feito com a carroça de bois. Na sequência a família instalou um moinho de farinha de milho, uma tafona para produção de farinha de mandioca, uma fábrica de cadeiras, serraria, marcenaria, fábrica de raspa, para a mistura da farinha de trigo, aviários de frango de corte e a potente Cerâmica Leal que produzia de 500 a 600 mil tijolos mês, gerando assim 120 empregos. Os produtos eram exportados para todo o sul do Brasil, divulgando o nome do Distrito de Alto Alegre e o município de Capinzal.
A localidade de Alto Alegre progredia surpreendentemente e assim, contando com a força política do esposo Arceno Leal, juntamente com os integrantes da comunidade, conquistou-se a emancipação da localidade como Distrito do município de Capinzal.
A atual igreja católica existente na comunidade também contou com os esforços da família para sua construção. Sempre unidos com as famílias da comunidade, trabalhavam para angariar recursos e tornar assim, realidade o progresso do Distrito. O terreno onde foi construído o Ginásio de Esportes foi doado pela família Leal. Como homenagem recebeu o nome de Elizário Leal, pai de Arceno Leal. Ainda através das forças políticas se conquistou na comunidade o posto telefônico, o posto de saúde e o Correios.
Uma história de vida dedicada à comunidade de Alto Alegre, construída com amor e união com todos da comunidade. Geny dedicou grande parte da sua vida à escola e as questões sociais da comunidade. Pessoas assim, merecem ser valorizadas, reconhecidas e agradecidas. Está é uma homenagem prestada pelo Poder Legislativo do Município de Capinzal.
Na oportunidade Cimara externa o seu respeito e admiração pelas pessoas que residem no Distrito de Alto Alegre, trabalhando e investindo na continuidade do desenvolvimento do Distrito, parabeniza toda a equipe de profissionais, educandos e familiares da Escola Ivo Silveira pela realização das festividades de 50 anos do Distrito de Alto Alegre. Agradece a receptividade da FAMÍLIA IVO SILVEIRA em permitir que fosse realizada a última Sessão da Câmara de Vereadores desse ano de 2015, terça-feira, 15 de Dezembro, às 19h, no momento do evento. Cimara registra ainda que nasceu em Alto Alegre, passou sua infância e adolescência, possui residência nesse Distrito, para com frequência estar presente em sua terra natal. Diz ainda que não medirá esforços como vereadora para trabalhar pelo seu distrito, primando pela melhoria de estradas, pavimentação asfaltica da SERP a Capitel Santo Antônio, conclusão da obra do Ginásio de Esportes e outras necessidades. Ressalta que convidou o vereador Valdelir Francisco de Souza para fazer parte da Moção de Aplauso a Geny Ribeiro Leal, porque esse nasceu no Distrito e cresceu acompanhando a história do seu desenvolvimento e juntamente com a vereadora luta pelos interesses do povo Altoalegrense.
Deixe seu comentário