logo RCN

Vereador Serginho propõe constituição de comissão para revisão do Regimento Interno da Câmara

Vereador Serginho propõe constituição de comissão para revisão do Regimento Interno da Câmara de vereadores

Conforme parlamentar Regimento Interno criado em 1992 está completamente desatualizado

 

Herval d' Oeste - Aprovado por unanimidade na sessão desta segunda-feira (16), o Requerimento nº 0195/2019, de autoria do vereador do PP Sérgio Moacir do Nascimento- Serginho- que propõe a criação de uma comissão que ficará encarregada de propor uma revisão ao Regimento Interno da Casa Legislativa.

De acordo com o vereador, o objetivo é promover uma atualização e modernização da referida norma interna da Câmara de Vereadores de Herval d'Oeste, conforme dispõe o artigo 157 do Regimento Interno, no qual está relatado que a proposta de emenda ou substitutivo do Regimento Interno só poderá ser aprovada pelo voto da maioria absoluta dos vereadores, mediante proposta da: Mesa diretora, de um terço dos vereadores, do colégio de líderes e da comissão legislativa permanente.

O texto desde o inciso 1º ao inciso 9º, respectivamente, tem a seguinte redação: A proposta ou emenda ou substitutivo terá forma de projeto de Decreto Legislativo a ser elaborado pela Comissão Legislativa Temporária.  A Mesa Diretora proporá a criação de Comissão Legislativa Temporária para esse fim, da qual fará parte um membro da Mesa e será composta de três membros. A comissão elegerá o seu presidente, secretário e relator. O presidente da Câmara supervisionará os trabalhos da Comissão.  A Comissão terá o prazo de quinze dias para receber emendas e exarar o parecer.

Exarado o parecer sobre a proposta, este será comunicado ao Plenário, remetendo ao presidente da Câmara o projeto à ordem do dia da mesma reunião ordinária. As emendas e os substitutivos ao Regimento serão votados em dois turnos pelo Plenário. Aplicam-se à reforma ou alteração do Regimento, as normas do processo legislativo, salvo o previsto nesta subseção. A Comissão dissolve-se, automaticamente, ao apresentar o parecer final sobre as emendas ou substitutivos à Mesa.

Conforme Serginho, o Regimento Interno da Câmara de Vereadores foi criado em 1992, de lá até hoje recebeu algumas emendas, mesmo assim está desatualizado e necessita de uma adequação mais aprofundada.  " Um novo regimento facilitará, e em muito o trabalho dos vereadores e queremos decidir as mudanças já a partir de fevereiro".

Joce Pereira

 

               

 

 

 

 

 

 

Sancionada lei que concede bolsas para atletas e paratletas concordienses Anterior

Sancionada lei que concede bolsas para atletas e paratletas concordienses

Presidente em exercido da Câmara de vereadores Everton Parisenti fala aos servidores sobre o projeto Próximo

Presidente em exercido da Câmara de vereadores Everton Parisenti fala aos servidores sobre o projeto

Deixe seu comentário