logo RCN

BRDE participa do encontro anual do Banco do Brics

Atividade antecede cúpula do bloco de países que formam o chamado do Sul Global, no Rio de Janeiro

Importante parceiro na política de diversificação de recursos que o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) adotou nos últimos anos, o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) reuniu governos, líderes empresariais e parceiros para debater os impactos da cooperação multilateral no crescimento econômico e social nas nações do Sul Global. A 10ª Reunião Anual do NDB, que acontece no Rio de Janeiro (RJ), abordou os desafios de financiar o desenvolvimento sustentável e o apoio ao setor da inovação nos países emergentes.

O diretor-presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, e o diretor Financeiro do banco, João Paulo Kleinübing, participam do encontro do NDB, que iniciou nesta quinta-feira (dia 4/7) e antecede a cúpula que receberá chefes de Estado do bloco a partir de domingo (dia 6/7), também na capital fluminense. A primeira operação entre o BRDE e o chamado Banco do Brics, há pouco mais de dois anos, representou 134,6 milhões de euros em linhas de financiamento em obras de infraestrutura urbana e projetos sustentáveis.

“É uma cooperação estratégica em especial no apoio aos municípios de toda a região Sul. Conseguimos firmar parcerias com diversas prefeituras em obras de pavimentação, drenagem e sinalização viária”, destacou Ranolfo. Para o presidente, ampliar a cooperação multilateral com o NDB será importante para financiar projetos relacionados aos impactos das mudanças climáticas nas cidades.

Um novo pedido já foi aprovado pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), colegiado que integra o Ministério do Planejamento e Orçamento. A segunda operação com o NDB corresponderá a de cerca de 254,7 milhões de euros e aguarda as últimas definições sobre as regras do financiamento para avançar a negociação. “Além de ampliar a possibilidade de crédito para obras nos municípios, a entrada dos recursos poderá auxiliar nos projetos de parceria público-privadas (PPPs) que o banco já lidera nos três estados do Sul do Brasil’’, ressaltou o diretor financeiro do BRDE, João Paulo Kleinübing.

O Brics

O Brics é um grupo formado por 11 países membros e outros parceiros que funciona como foro de articulação político-diplomática do Sul Global e de cooperação em várias áreas. A criação do NDB ocorreu em 2015, durante a sexta cúpula realizada também no Brasil.

A cúpula deste ano deverá discutir temas como cooperação em saúde global, comércio, investimento e finanças, mudança do clima, governança da inteligência artificial, reforma da arquitetura multilateral de paz e segurança, e o desenvolvimento institucional do Brics.

Ascom BRDE

A informação contida nesta comunicação é destinada exclusivamente ao uso da pessoa ou entidade a quem se dirige e outros autorizados a recebê-la. Ela pode conter informação confidencial ou legalmente privilegiada. Se você não for o destinatário, fica desde já notificado que qualquer divulgação, cópia, distribuição ou qualquer ação tomada, em dependência com o conteúdo desta informação, é estritamente proibida e pode ser considerada ilegal. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, avise-nos imediatamente respondendo a este e-mail e, em seguida, exclua-o do seu sistema. O BRDE não é responsável pela transmissão adequada e completa da informação contida nesta comunicação, nem por qualquer atraso na sua recepção.

O TEMPO jornal de fato desde 1989: 

https://chat.whatsapp.com/IvRRsFveZDiH1BQ948VMV2

https://www.facebook.com/otempojornaldefato?mibextid=ZbWKwL

https://www.instagram.com/invites/contact/?igsh=4t75lswzyr1l&utm_content=6mbjwys

https://youtube.com/@otempojornaldefato?si=JNKTM-SRIqBPMg8w  

BRDE participa do encontro anual do Banco do Brics Anterior

BRDE participa do encontro anual do Banco do Brics

Utilidade Pública Municipal em Zortéa Próximo

Utilidade Pública Municipal em Zortéa

Deixe seu comentário