logo RCN

Vereador Bruno sugere a Prefeitura de Capinzal a troca das atuais lâmpadas, optando pelas de LED

  • - vereador e 2º secretário da Mesa Diretora, Bruno Michel Favero (SD).

O Poder Público no último ano teve um gasto de três milhões de reais com iluminação, sendo que o projeto daria uma economia de 50%, reduzindo o gasto para um milhão e meio de reais, então resultaria num ganho de R$ 120 mil por mês.

O vereador e 2º secretário da Mesa Diretora, Bruno Michel Favero (SD), na sessão plenária ordinária do Poder Legislativo de Capinzal (SC), terça-feira, 31 de Janeiro, fez a seguinte indicação Executivo Municipal:

- Requer, junto aos setores competentes da Administração e outros técnicos da área, a análise e a viabilidade legal e financeira para a troca das luminárias pelas luminárias de LED, nos espaços públicos. A proposta visa, principalmente, beneficiar a população no aspecto da saúde e, concomitantemente, na economia dos gastos de energia elétrica.

Justificativas (argumentação sustentável):

  1.  Não possui emissão de raios infravermelhos ou ultravioletas: As luzes de LED produzem um calor mínimo, além de não emitirem raios infravermelhos ou ultravioletas. Dessa forma, podem ser utilizadas para iluminação de construções históricas e de áreas de vegetação sem a preocupação de causar danos. Como a iluminação de LED não emite radiação IV / UV, evita danos à pele, plantasse também objetos ou produtos expostos. A LED não possui, em sua composição, metais pesados como chumbo e mercúrio. Não há necessidade de um descarte especial como para as lâmpadas fluorescentes.
  2.  Longa vida útil: A média de vida gira em torno de 50 mil horas de consumo. Se utilizada durante 8h diárias, alcança até 17 anos de uso.
  3.  Custo mínimo de manutenção: Pelo motivo de sua longa vida útil, as lâmpadas LED evitam suspensões de serviço, prejuízos e substituições constantes, garantindo grande economia na manutenção. Em situações de difícil acesso para instalação e manutenção das luminárias, como: altas estruturas ou iluminações de segurança, as lâmpadas LED tornam-se extremamente práticas e eficazes. 
  4.  Não possui risco de contato direto: Por ser executada com baixa tensão, a iluminação LED pode ser utilizada em ambientes úmidos ou até mesmo embaixo d'água, como em piscinas e banheiros, sem oferecer riscos de choques. Pode-se também utilizar as lâmpadas LED em iluminações de baixa altitude sem a preocupação de queimaduras por contato.    
  5.  Preocupação com o Meio Ambiente: As lâmpadas LED são recicláveis, não causando prejuízo algum ao meio ambiente. Se comparadas com as lâmpadas fluorescentes economizadoras de energia ou as de sódio que contém mercúrio, além das comuns (lâmpadas de escritório ou as de cabeceira), que emitem ondas eletromagnéticas nocivas à saúde, se mantidas a curta distância, a iluminação LED possui grandes vantagens de sustentabilidade.
  6.  As luminárias de LED produzem uma maior luminosidade e consequentemente ajudará na segurança pública.

JUSTIFICATIVAS TÉCNICAS

  1.  Lâmpadas incandescentes 60w = luminária LED de 4,5w com economia de 55,5w/hora.
  2.  Lâmpada fluorescente tubular de 40w = luminária LED de 18w com economia de 22w/hora.
  3.  Lâmpada dicroica 50w = luminária LED de 6w com economia de 44w/hora.

CONSIDERAÇÕES: O vereador Bruno Michel Favero solicita o apoio dos nobres colegas, bem como o firme propósito do Executivo, na medida do possível, atender esta proposição tão moderna e tão necessária para a saúde e precauções sustentáveis para a economia e o bem estar da população.

Na PALAVRA LIVRE o vereador Bruno falou que a população reclama muito sobre a iluminação pública e portanto desta indicação, já que o edil tem como obrigação fiscalizar e de legislar em prol dos munícipes. Bruno informou que o Município gastou em torno de três milhões de reais no ano passado com iluminação pública, de escolas, enfim, de todos os ambientes que o poder público paga. Dentro do projeto que Bruno apresentou, resulta numa economia de 50%, reduziria o gasto para um milhão e meio de reais, então resultaria num ganho de R$ 120 mil por mês. Fazendo a conta durante um ano de gastos, em menos de 12 meses paga a diferença das lâmpadas de LED, sobrando três anos de lucro para o Município para investir em Saúde, Educação, estradas, transporte e em outros setores com falhas. Que se estude a viabilidade legal e financeira para fazer valer essa economia com ganho coletivo.

      

 

 

Sessões do Legislativo ourense terão cobertura das emissoras de rádio Anterior

Sessões do Legislativo ourense terão cobertura das emissoras de rádio

Que o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) seja elaborado e destinado para orientar a Prefeitura Próximo

Que o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) seja elaborado e destinado para orientar a Prefeitura

Deixe seu comentário