logo RCN

Prefeitos se reúnem em Brasília

Prefeitos se reúnem em Brasília para forçar aumento do FPM

Brasília - Na tentativa de forçar um aumento significativo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para aliviar as contas do município, mais de 2 mil prefeitos marcharam em direção ao senado federal afim de viabilizar a aprovação das emendas aglutinativas da reforma tributária.

       ?Temos uma proposta para ser avaliada e queremos incluir esse texto para votação ainda na câmara", disse o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), prefeito de Mariana Pimentel (RS), Paulo Ziulkoski.  Segundo ele, a votação do aumento do FPM de 22% para 27% só será possível com a assinatura dos líderes na câmara e para isso queremos o apoio de todos os prefeitos, para que visitem os deputados de seus estados e mostrem a eles a importância do FPM para os municípios.

        Alcides Mantovani, vice-presidente da CNM e prefeito de Zortéa, explicou que o PMDB, ainda na noite da última terça-feira, esteve reunido para montar uma emenda que pudesse ser levada a Câmara. Se não ocorrer a assinatura dos líderes podemos perder a oportunidade de mudar alguma coisa na votação do segundo turno e
teremos que aplicar todos os nossos esforços no Congresso Nacional.

        Uma das saídas que Mantovani aponta para atender em parte as reivindicações é
o aumento do número de impostos que formam o FPM. De acordo com a proposta, que é um dos destaques a ser votado, o fundo passaria a ser constituído de seis tributos (IPI, IR, Cide, Contribuição Social sobre o Lucro
Líquido, CPMF e Cofins) ao invés de dois como é atualmente, elevando de 100 para 200 bilhões de reais sua arrecadação.

        Outra reivindicação é o fim do repasse do Pasep dos municípios para a União, possibilidade que foi aventada durante as negociações, mas acabou não passando para o papel.

        Segundo o Senador Leonel Pavan, a reforma tributária realizada pelo governo Lula prejudica os municípios, ela está criando dificuldades às prefeituras e não há motivos para agir dessa forma. Pavan explicou ainda, que a intenção do governo é criar fundos na União, mas para isso eles estão tirando dinheiro dos municípios. O que é desnecessário e prejudicial.

 

Mais de 6 mil pessoas acompanharam os prefeitos na passeata realizada em Brasília.

 

Diretoria da Confederação Nacional dos Municípios esteve reunida com os líderes do PMDB para solicitar apoio na reforma tributária.

Anterior

Câmara Municipal de Vereadores de Ouro

Próximo

Nota de Esclarecimento

Deixe seu comentário