logo RCN

Pedro Uczai ministra aula pública na UFSC sobre abuso de autoridade

Política

O deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) e o senador Roberto Requião (PMDB/PR) foram convidados pelo Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ministraram uma aula pública na tarde desta segunda-feira (27) no Centro de Eventos da Universidade com o tema: "Resistência ao Abuso de Poder e ao Fascismo em defesa do Estado Democrático de Direito e da Autonomia Universitária." Além de Uczai e Requião, também participaram do evento o Procurador Geral do Estado de Santa Catarina, João dos Passos Martins Neto, e o reitor pró-tempore da UFSC, Ubaldo César Balthazar.

            A Aula Pública foi mais um espaço para denúncia dos abusos das autoridades policiais no caso da Operação Ouvidos Moucos desencadeada pela Polícia Federal (PF) que levou à prisão o ex-reitor da UFSC Luiz Carlos Cancellier de Olivo no dia 14 de setembro. Cancelleir cometeu suicídio no dia 02 de outubro ao se jogar do último piso em direção ao vão central do Beiramar Shopping em Florianópolis. Desde então, autoridades políticas, lideranças de movimentos sociais, familiares e a comunidade acadêmica da UFSC denunciam as práticas abusivas das forças de segurança pública que constrangeram publicamente o reitor.

Durante seu pronunciamento o deputado Pedro Uczai lembrou de algumas medidas na condução do processo que caracterizam os excessos cometidos na condução da operação Ouvidos Moucos. "Abuso de autoridade na prisão humilhante que todos vocês acompanharam na imprensa, abuso de autoridade na negativa de assistência religiosa, abuso de autoridade ao ser impedido, depois de solto, de voltar a condução da universidade em que ele foi eleito democraticamente reitor. Portanto, a presença de todos nós aqui é a manifestação ética e política da nossa indignação dessa trágica experiência histórica," disse Uczai. 

O parlamentar ainda fez uma defesa enfática das universidades públicas para se contrapor a um estudo do Banco Mundial que recomendou ao presidente Michel Temer (PMDB) cobrar mensalidades nas instituições de ensino superior do públicas do país. "É um profundo abuso quando se diz que os estudantes tem que pagar mensalidades nas universidades. Ou seja, eles dizem que tem que privatizar as universidades públicas deste país. Nós não queremos que os ricos paguem mensalidades, que ninguém pague pelo ensino numa universidade pública. Mas nós queremos que os ricos paguem impostos, que se faça justiça tributária nesse país", defendeu Uczai.    

 

 

 

 

 

Cleberson Marcon

Assessoria de Comunicação 

Dep. Federal Pedro Uczai (PT/SC)

Vereador Ivanir Nardi Anterior

Vereador Ivanir Nardi

Governador Raimundo Colombo inaugura Centro Regional da Defesa Civil e ministra palestra em Joaçaba Próximo

Governador Raimundo Colombo inaugura Centro Regional da Defesa Civil e ministra palestra em Joaçaba

Deixe seu comentário