logo RCN

Crise na suinocultura é tema de audiência

Crise na suinocultura é tema de audiência com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu

Por intermédio do deputado federal Celso Maldaner (PMDB-SC), o Fórum Parlamentar Catarinense foi recebido na tarde desta quarta-feira (6), em Brasília, pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu. Na pauta do encontro - que contou com a participação do governador Raimundo Colombo e do secretário da Agricultura e Pesca de Santa Catarina, Moacir Sopelsa - a grave crise da suinocultura. "Trata-se de um tema de grande importância para nosso Estado, visto que Santa Catarina é atualmente o principal estado produtor de carne suína no País, com uma produção anual de 800 mil toneladas por ano. Hoje, o alto custo dos insumos, sobretudo do milho e a baixa remuneração pelo quilo do suíno ameaçam a continuidade da atividade, que envolve mais de 8 mil produtores locais", destacou Maldaner. 
 
Entre as reivindicações do setor ao Governo Federal, o segmento pleiteou uma linha de crédito a juros baixos (6,5% ao ano) para aquisição de insumos para a manutenção da produção; liberação de recursos para financiar as matrizes; volta da EGF/AGF; isenção de PIS/Cofins para importação de grãos como milho, sorgo e triguilho; linha de crédito do BNDES para armazenagem de grãos com juros abaixo de 3% ao ano, com três anos de carência e pagamento em 15 anos; e criação de uma política pública da Conab para situações de emergências, disponibilizando maior quantidade de milho balcão por produtor, que hoje são de seis toneladas para 27 toneladas.
 
De acordo com Maldaner, a ministra sinalizou positivamente acerca dos pleitos e garantiu que as questões relativas ao milho e também ao crédito para retenção de matrizes serão resolvidas possivelmente até a próxima semana. "Como integrante da Frente Parlamentar da Suinocultura da Câmara dos Deputados, eu já havia trazido este pleito da abertura de crédito para aquisição de matrizes para a ministra Kátia Abreu e também ao Ministério da Fazenda. Trata-se de uma ação fundamental para a manutenção desta atividade tão importante, na qual Santa Catarina é destaque. Sou um parceiro do setor, tendo sido o autor do Projeto de Lei que instituiu o Dia Nacional do Suinocultor, a ser comemorado no próximo dia 24 de julho", lembrou o deputado. 
 
Governo do Estado 
 
Já junto ao Governo do Estado, o segmento reivindicou - durante seminário nesta segunda-feira, na Assembleia Legislativa do Estado, da qual Maldaner participou - crédito de ICMS ao produtor; agilização das negociações para a entrada de milho no Estado por meio da ferrovia que existe até Lages; e a criação de políticas de valorização para que o produtor de milho do Estado comercialize-o internamente, sem exportar, evitando assim um maior déficit do produto. 
 
Mais informações:
 
Carolina Tulim
Assessora de Imprensa do deputado Celso Maldaner (PMDB-SC)
Câmara dos Deputados - Brasília/DF
 
 
Gabinete Regional Chapecó
Poder Legislativo Anterior

Poder Legislativo

Inaugurada a nova torre do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), em Joaçaba Próximo

Inaugurada a nova torre do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), em Joaçaba

Deixe seu comentário