logo RCN

AUTONOMIA

  • Solon Soares/Agência Alesc - Valduga, autor da proposta de fim das barreiras tecnológicas

Fim de barreiras tecnológicas para pessoas com deficiência visual avança na Alesc

Proposta assegura acessibilidade de pessoas com deficiência visual a equipamentos de auto-atendimento

Florianópolis - Em reunião na tarde desta quarta-feira (22), a Comissão Direitos Humanos aprovou por unanimidade o Projeto de Lei PL nº 470/15, de autoria do deputado Cesar Valduga (PCdoB), que dispõe sobre a eliminação de barreiras tecnológicas nos serviços prestados por equipamentos de auto-atendimento.

O deputado Valduga comemorou o avanço do projeto. "É uma iniciativa construída junto com as pessoas catarinenses com deficiência visual, e a aprovação por unanimidade nesta comissão é sinal de que os parlamentares são sensíveis ao tema", explicou.

A iniciativa é fruto da demanda apresentada ao deputado Valduga pelo advogado itajaiense e vereador, Marcelo Werner, e propõe que os serviços prestados por equipamento de auto-atendimento que dificultam ou impeçam o acesso da pessoa com deficiência visual serão adaptados com informações em áudio (software de voz), teclas em braile e aumento nas proteções laterais.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já em 2010, Santa Catarina contava com quase um milhão de pessoas com deficiência visual, sendo 14.727 pessoas que não enxergam de modo algum e 174.550 com grande dificuldade de enxergar.

O projeto segue para apreciação na Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, última instância antes de ser apresentada em plenário.

 

Luiz Modesto

Assessoria Parlamentar do Deputado Valduga

 

Vereador Ronaldo da Rosa solicita: Anterior

Vereador Ronaldo da Rosa solicita:

Deputado Valduga busca soluções para contorno viário Próximo

Deputado Valduga busca soluções para contorno viário

Deixe seu comentário