logo RCN

Assinada Ordem de Serviço para Piratuba e Ipira

Governador assina ordem de serviço para implantação do sistema de esgoto de Piratuba e Ipira

O governador João Raimundo Colombo e o presidente da Casan, Valter Gallina, entregaram nesta terça-feira, 28, em Piratuba, a ordem de serviço para o início das obras de implantação do Sistema Integrado de Esgotamento Sanitário (SES) dos municípios de Piratuba e Ipira, no Oeste do Estado. O investimento de R$ 11 milhões vai permitir a coleta e o tratamento de esgoto em 61,6% da área urbana de Piratuba e 29,4% de Ipira. A previsão de implantação do sistema é de 13 meses.

"É o início de uma ação muito importante para a comunidade de Ipira e Piratuba. É um novo patamar de desenvolvimento. Muda todos os indicadores sociais. Quando se trata de esgoto, imediatamente se diminui o número de doenças e o meio ambiente fica preservado. É uma obra que num primeiro momento causa alguns desconfortos, pois tem que quebrar, abrir ruas para fazer a tubulação subterrânea, mas o resultado é para sempre, é mais qualidade de vida e traz um benefício extraordinário ", disse Colombo.

O investimento será viabilizado com recursos captados junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). As obras serão executadas pela CFO (Construtora Fonseca e Oliveira Ltda). Em Piratuba, serão executadas 468 ligações domiciliares, que vão beneficiar uma população de 3.843 habitantes. As obras incluem rede coletora com 9.948 metros de extensão e mais 2,9 mil metros em emissários terrestres. Também serão construídas três estações elevatórias.

A nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Sistema Integrado será instalada em território de Piratuba, com capacidade para tratar até 15 litros de esgoto por segundo. Nesta primeira etapa, Ipira terá 256 ligações domiciliares e uma rede coletora de 4.932 metros, mais emissários terrestres com 1.103 metros de extensão, além de duas estações elevatórias.

Os recursos integram o Plano de Investimentos em desenvolvimento na Casan, que prevê um total de R$ 1,6 bilhão aplicado apenas em esgotamento sanitário. A Casan está implantando Sistemas de Esgotamento Sanitário em 30 municípios. A meta é levar Santa Catarina a um dos primeiros lugares do ranking de saneamento. No início da década, o Estado ocupava a indesejada 23ª colocação neste ranking e vai chegar ao final deste Verão já na 13ª posição.

"É um processo gradativo de desenvolvimento que está avançando. Isso se deve há vários aspectos de planejamento e investimentos em todo o Estado. As ações têm sido fundamentais para a elevação dos índices de saneamento. O resultado após a conclusão das obras é para sempre, é mais qualidade de vida", afirmou Gallina.

O prefeito de Piratuba, Olmir Paulinho Benjamini, informou que o município recebe em torno de 500 mil turistas por ano, em função das águas termais. "Piratuba precisava dessa obra para garantir ainda mais crescimento, saúde e preservação do meio ambiente. Somos um município turístico e a obra é muito importante".

Fotos: Julio Cavalheiro / Secom

Elisabety Borghelotti / Assessoria de Imprensa / Secretaria de Estado de Comunicação - Secom

Vereador ZOCOLI na última sessão Anterior

Vereador ZOCOLI na última sessão

Emenda parlamentar Próximo

Emenda parlamentar

Deixe seu comentário