logo RCN

Zortéa com grandes expectativas em 2008

Depois de um ano excelente, a administração faz grandes planos para 2008.

Conclusão da estação de tratamento de esgoto está entre eles.

 

Nas primeiras semanas de janeiro, a administração do município de Zortéa realizou um balanço das atividades desenvolvidas durante o ano de 2007. Para o prefeito Remilton Andreoni, o ano foi bastante positivo, principalmente por ter concluído algumas obras importantes e atendido de forma eficiente a população. ?Mesmo tendo uma inconstância da arrecadação, que sofria alterações todos os meses, fizemos vários investimentos importantes, principalmente na educação e saúde, mas todas as secretarias e departamentos foram contemplados?, comentou.

Remilton lembrou também que a secretaria de transportes e obras foi bastante exigida, principalmente nos atendimentos nas comunidades do interior e conservação das ruas da cidade. ?Implantamos lixeiras nas principais ruas, concluímos o portal de entrada do município, finalizamos a iluminação do acesso, asfaltamos a praça e as ruas adjacentes, adquirimos novos equipamentos e máquinas, fizemos um embelezamento do posto de saúde e da creche municipal?, salientou.

Na educação, as prioridades de 2007 foram à distribuição de uniforme e materiais escolares a todas as crianças, bem como, a continuação do apostilamento e do portal aprende Brasil, do sistema Positivo de Ensino. ?Ultrapassamos a meta exigida pela Lei de Responsabilidade Fiscal e investimos mais de 30% da nossa arrecadação na educação. E em 2008 não devemos agir de outra maneira, pois a educação é tudo para um município e nossos jovens estão sendo muito bem preparados aqui?.

Em relação à secretaria de saúde, os investimentos também foram altos, principalmente no atendimento as pessoas encaminhadas para outros municípios para fazerem seus tratamentos e exames. Segundo dados da própria secretaria, mais de 35 mil atendimentos foram realizados pelos profissionais durante o ano. ?Aqui ninguém pode reclamar por falta de atendimento. Todas as pessoas que procuram à saúde são atendidas?, enfatizou Remilton, que contratou novos profissionais para atender a demanda.

O departamento de esporte teve um ano repleto de eventos e campeonatos. Etapas classificatórias de campeonatos estaduais foram realizados em 2007. A olimpíada da integração e o campeonato municipal de futebol de campo foram um sucesso. ?Participamos dos Jogos Abertos, Olimpíadas Escolares, Jogos Escolares, Moleque Bom de Bola e outros promovidos pelas federações, como as etapas do veloterra?.

Perfuração dos poços artesianos e ampliação da rede de distribuição de água também foram metas atingidas no ano que passou. Os atendimentos realizados aos agricultores também foram intensivos. A distribuição das sacas de milho e a participação do programa troca-troca foram algumas das ações feitas pelo departamento de agricultura. Distribuição de mudas frutíferas, inseminação artificial e auxílio técnico às propriedades também fizeram parte das atividades. O envolvimento da Epagri e Icasa foram importantes para o andamento de várias atividades, como a implantação das associações de micro bacias, que agora definem as ações prioritárias em cada comunidade.

O departamento social também foi um grande diferencial no município. Os atendimentos aos idosos, as gestantes e participantes do programa bolsa família foram às ações principais desenvolvidas. Os cursos em parceria com o NEP, as visitas domiciliares e os encontros comemorativos ao dia da mulher e idosos também são aguardados pela comunidade, que participa ativamente.

 

O QUE ESPERAR PARA 2008

 

Para o ano de 2008, as ações em Zortéa serão ampliadas. Assim como ocorreu no ano anterior, todas as secretarias deverão ser beneficiadas. A principal ação do ano está na conclusão da estação de tratamento de esgoto, onde mais de R$ 527 mil serão aplicados até a sua conclusão, que está planejada para outubro. Os valores foram disponibilizados através de um convênio firmado pela prefeitura e Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e já estão disponíveis para suprir os gastos com a obra.

A estação vai solucionar o problema com o esgoto sanitário do município e servirá como exemplo, pois será a única da região a contar com tecnologia avançada, não prejudicando o meio ambiente e nem exalando odores. Remilton Andreoni considera essa obra como um marco para o município, principalmente por atender todos os bairros. ?São poucas as cidades que possuem um sistema avançado de tratamento como esse?.

A expectativa para a assinatura de novos convênios com o Governo do Estado em 2008 também são grandes, pois vários projetos aguardam a liberação de verbas. Entre eles, a construção de um ginásio coberto no Núcleo Municipal Horizonte, pavimentação de várias ruas nos bairros, construção do centro comunitário e aquisição de novos maquinários para a secretaria de obras.

?Estamos ansiosos para conseguir esses recursos, pois através deles poderemos dar continuação ao nosso plano de governo e fazer grandes obras neste ano. Além disso, todos os nossos investimentos destinados a educação, saúde, esporte, social, agricultura e obras definidos nas audiências públicas no ano passado estão mantidos. Teremos um excelente ano?, finalizou Remilton.

 

 

Pavimentação da praça da prefeitura.

 

Atendimento na saúde foi exemplar em 2007.

 

Entrega de  Materiais e uniforme.

Anterior

Vignatti confirma R$ 500 mil para UDESC Chapecó

Próximo

Paulinho e Wagner Sabiá chegam a Joaçaba

Deixe seu comentário