Zortéa segue à risca o Decreto Estadual sobre o Coronavírus

-
- Alcides Mantovani, prefeito de Zortéa (SC).
Ainda o Município melhora no que for possível em termos de orientações e nos serviços prestados
A imprensa propriamente dita e os meios de comunicação informaram no dia 17 de março sobre o Coronavírus em Santa Catarina, em que o Governador decretou situação de emergência e anunciou medidas restritivas. Sendo que nossa Reportagem esteve na quarta-feira, 18 de março na Prefeitura de Zortéa (SC), então falando com o prefeito Alcides Mantovani foi feita uma entrevista sobre o Coronavírus (Covid 19).
Conforme Mantovani, Zortéa não só seguira o mencionado Decreto, mas também, melhorar as ações pertinentes no município como um todo. Quanto a Zortéa as precauções são maiores porque tem 90% da população na cidade e não no interior do Município. Sendo que a grande concentração de idosos está na área central do município, além da rigidez do Decreto do Estado, necessária, porque as informações, sendo que o pico dessa doença poderá acontecer até o dia 29, por isto da prevenção.
Segundo Mantovani, Santa Catarina tem casos, sendo que não se pode afirmar quem pode transmitir ou está contaminado, num período de trabalho normal, agora com certa paralisação e cuidados necessários se pode combater certo avanço.
"Nós vamos acatar todas as decisões do Decreto Estadual, além disto, aquilo que for preciso melhorar e orientar a nossa população. Para tanto, a Prefeitura está mantendo só os serviços essenciais, pelo menos por sete dias, devido a situação não ser de brincadeira. Países que agiram rápido, controlaram o vírus e outros que facilitaram, a exemplo da Itália foi um caos em número de mortes. É um vírus que não tem vacinação e os controles são rígidos, principalmente, para as crianças e idosos. Hoje o "remédio" principal é estar em casa, sem contato com as pessoas da rua, ou seja, só sair para supermercado, farmácia, enfim, ao que for necessário".
Prossegue Mantovani, deve-se acompanhar as orientações da Polícia e da Secretaria da Saúde, também o Decreto do Governador, além de tudo, melhorar naquilo que for possível. Neste momento, mais do que nunca, todos são iguais, suscetíveis, por isto, todos estão em risco, mas cada um fazendo a sua parte é possível combater o avanço do vírus. Por isto que o Poder Público vem orientando para que as pessoas sigam as orientações e façam as precauções para evitar o contagio.
O posto de saúde de Zortéa continua a atender urgência e emergência, e orientando a população. Porém, as pessoas que não precisam ir ao posto de saúde e tenham um agendamento, fiquem em casa. Conforme contatarem com o posto de saúde através do telefone, o pessoal qualificado irá na casa, no sentido de evitar aglomeração.
Obs: Matéria feita por Enio Olimpio Azevedo (diretor geral de O Tempo - um jornal de fato)
Mais informação ouça áudio no site http://otempodefato.com.br/
Aldo Azevedo / jornalista de formação
Deixe seu comentário