logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Zortéa dá o primeiro passo para desenvolver o turismo

Morro do Agudo e cachoeiras do Taimbé são alguns dos vários pontos a serem fomentados pelos moradores

A Prefeitura de Zortéa, através da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo, com apoio da EPAGRI e do grupo de cooperação Passo do Pontão, realizou na tarde de segunda-feira (11), o 1º Encontro de Turismo de Zortéa. O objetivo foi discutir o potencial turístico do município e traçar estratégias para o seu desenvolvimento.

O encontro reuniu a prefeita Rosane Infeld, a chefe de departamento Tailaine Petri, extensionistas da EPAGRI, a voluntária e socióloga Terezinha Fornari Carneiro, coordena o projeto Passo do Pontão, a bióloga Lorien Refosco e moradores interessados em turismo.

Zortéa possui diversos atrativos naturais e culturais, como o Morro Agudo, as Cachoeiras do Taimbé e o Passo do Pontão, um sítio arqueológico e histórico nas barrancas do Rio Uruguai.

Tailaine destacou a importância da união de esforços para o desenvolvimento do turismo local. Segundo ela, o objetivo é ajudar a desenvolver o turismo, tanto no âmbito rural como urbano, auxiliar na parte burocrática e de capacitação para os interessados.

A prefeita Rosane ressaltou a importância da participação da comunidade no processo.

“O município de Zortéa é muito rico na natureza. Cada propriedade tem um ponto turístico. Queremos fomentar o turismo para trazer retornos financeiros para o município e para as pessoas que moram aqui”, afirmou.

Terezinha destacou a importância da cultura e da história local para o turismo. Tere cita o Passo do Pontão como um tesouro que está à disposição da população e que ainda não está sendo explorado, sendo um patrimônio interestadual que pode ser um grande atrativo para os turistas.

O extensionista da EPAGRI de Celso Ramos, Mauro Ros, salientou a importância de se trabalhar em conjunto com os municípios da região para criar rotas turísticas que integrem diferentes atrativos. “Temos que aproveitar a história, a cultura, a gastronomia e a beleza natural de cada município para criar um roteiro turístico atrativo para os visitantes“, concluiu.

Próximas etapas

Um próximo encontro será realizado nas propriedades dos interessados para mapear os atrativos turísticos do município. A partir disso, serão definidas as estratégias para o desenvolvimento do turismo em Zortéa.

Para dar continuidade às discussões sobre o desenvolvimento do turismo no município, a Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo criou um grupo de WhatsApp.

O objetivo do grupo é estreitar as ideias e a ligação entre os interessados em turismo e a administração pública. No grupo, serão compartilhadas informações sobre o desenvolvimento do turismo em Zortéa, como: próximos encontros e eventos, capacitações e oficinas, notícias e informações relevantes e oportunidades de negócios.

Texto e fotos: Álvaro José/Nativa FM

Anterior

Estudantes de Engenharia de Computação da Unoesc realizam intercâmbio na Índia Próximo

Estudantes de Engenharia de Computação da Unoesc realizam intercâmbio na Índia

Deixe seu comentário