Prefeitura avalia decretar Situação de Emergência devido à estiagem em Campos Novos |
Prefeitura avalia decretar Situação de Emergência devido à estiagem em Campos Novos
A Prefeitura de Campos Novos realizou, na manhã desta quinta-feira (12), uma reunião para tratar dos impactos da estiagem prolongada no município. O encontro contou com a presença do prefeito Dirceu Kaiper (Pé), da vice-prefeita Claudia da Silva Lessi, do presidente da Câmara, Darcy Rodrigo Pedroso, vereadores, secretários municipais, representantes de entidades e cooperativas, além de técnicos da Cidasc e da Epagri.
Durante a reunião foram apresentados dados atualizados sobre as perdas na agricultura em decorrência da falta de chuvas. Conforme levantamento técnico, as estimativas apontam perdas de aproximadamente 30% na soja; 10% no milho plantado cedo; 30% no milho plantado tarde; perdas consideráveis no milho destinado à silagem; entre 70% e 80% na cultura do feijão; e redução de cerca de 15% na produção de leite.
As regiões mais afetadas pela estiagem são o Distrito do Guarani, Distrito da Encruzilhada e Distrito do Ibicuí.
Com base em laudos técnicos e pareceres oficiais, a Administração Municipal deverá decretar Situação de Emergência – Nível I e II em todo o território de Campos Novos, em razão da estiagem registrada desde o início de 2026, agravada pelas altas temperaturas e pela redução significativa das precipitações.
A decisão está fundamentada em relatórios técnicos de danos e prejuízos, laudo emitido pela Epagri e parecer favorável da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. Os documentos apontam impactos humanos, materiais, ambientais e econômicos no município.
Fonte: ASCOM/Prefeitura de Campos Novos
O TEMPO jornal de fato desde 1989:
https://chat.whatsapp.com/IENksRuv8qeLrmSgDRT5lQ
https://www.facebook.com/aldo.azevedo.5/
https://www.facebook.com/otempojornaldefato/
O Tempo de fato (@otempojornalfato) - Instagram
https://www.youtube.com/@otempojornaldefato
Deixe seu comentário