logo RCN

XVIII Aniversário de Zortéa de emancipação político-administrativa

A programação alusiva ocorreu de 06 a 08 de Dezembro, assim desenvolvida:

 

Sexta-feira - 06.12, 19h – Início das festividades do 18° Aniversário de Zortéa e 19h30 apresentações Artísticas e Culturais.

Sábado - 07.12, 9h abertura do VII Encontro da Agricultura Familiar; 12h almoço para os Agricultores; 17h abertura da Exposição de carros antigos e Mostra de Animais; 20h abertura oficial da festa com Ato Cívico; 20h20min pronunciamento das Autoridades; 20h40min momento Cultural (Apresentação do Grupo Municipal de Dança Italiana de Zortéa); 21h show musical com Gaiola Sertaneja e 23h show com a Banda Os Coringas.

Domingo - 08.12, 8h mateada e apresentações com artistas locais; 8h30min 1° Trilhão de Zortéa (passeio de moto); 10h Culto Ecumênico pelo 18° Aniversário do Município de Zortéa; 11h solenidade com homenagens ao 1º Legislativo Zorteense e primeira Administração Municipal; 12h almoço 4° Boi no Rolete (OBS: Moradores de Zortéa ingressos gratuitos e não moradores de Zortéa, ingressos a R$ 15,00). Às 15h show humorístico com Willmutt; 17h show com o Grupo Sinuelo Pampiano e às 22h encerramento do 18° Aniversário do Município de Zortéa.

Segundo o prefeito da atual mandato, Paulo José Francecki, a realização das festividades do Município desde 2009 passaram a valorizar o pólo econômico, sendo a criação de gado de corte e de leite, então no sentido de poder homenagear os criadores foi feito o primeiro boi no rolete em 2010, o segundo em 2011, o terceiro em 2013 e o quarto em 2013. Neste ano foram oito bois no rolete, totalizando 1.500 kg de carne e servidos em torno de 3.000 almoços. “Paralelo a isto, resolvemos homenagear o primeiro Legislativo e Executivo que assumiram o mandato em 1997, sendo que estamos todos vivos e representamos o desenvolvimento e crescimento do Município nestes 18 anos de emancipação político-administrativa”, assim Paulo se orgulha de ter feito parte como vereador e ser o atual prefeito de Zortéa pelo segundo mandato consecutivo, fazendo o melhor possível para e evolução de sua terra e de sua gente.

Paulo deixa uma mensagem de otimismo, pois no corrente ano conseguiram, em decorrência de uma sequência de tentativas, foi possível reunir todas as religiões, times de futebol, partidos políticos, agricultores, agropecuaristas, as pessoas que administram em torno de um projeto único, sendo o desenvolvimento de Zortéa. “Que esse projeto continue, para que no próximo ano, na outra gestão administrativa e para que no futuro de Zortéa, que cada um almeja para si próprio, mas, todos defendendo o bem estar da coletividade em prol do desenvolvimento do Município”, assim Paulo chamou a responsabilidade a todos.

Para o ex-prefeito por dois mandatos consecutivos, Alcides Borges foi um trabalho importante desde a formação da comissão de emancipação político-administrativa, depois teve a felicidade de se eleger o primeiro chefe do Executivo de Zortéa, pois ao longo de oito anos procurou fazer a infraestrutura básica do Município bem feita, para que hoje ainda se encontre em boas condições. “O município de Zortéa está próspero, vem crescendo, embora muitas dificuldades existam, porém, se deve fazer que os bons trabalhos continuem sendo feitos, pois tivemos a tarefa como o primeiro prefeito de organizar a parte administrativa, jurídica, política, principalmente, as obras estruturais na época foram feitas 80% no nosso mandato, os demais prefeitos trabalharam nas questões sociais, e assim, foram ampliados os seus serviços. Zortéa é um município de que tem tudo para dar certo e temos a sensação de dever cumprido naqueles oito anos que fomos prefeito”, assim se expressou Mantovani.

Na época da condição de Distrito de Campos Novos, depois elevado à categoria de Município de Zortéa, foi um trabalho de lideranças partidárias, ainda de José Vilarino, Nelci Sarmento, Nadir Susin e tantos outros, com apoio do deputado Romildo Titon na condução dos trabalhos dentro da Assembleia Legislativa. “A briga foi muito grande na época, pois muitos dos deputados achavam que nós não poderíamos chegar à condição de Município, como foi o caso da Barra do Leão não conseguiu tal feito, mas, pelo trabalho e pressão o povo zorteense conquistou a condição”, assim Mantovani lembrou momentos da luta.

Quando a localidade de Vista Alegre, pertencente ao município de Capinzal, sendo localizada no limite com Zortéa, na época em que Mantovani foi prefeito existiu uma manifestação e vontade, porém, em seu mandato não teve tempo hábil para tanto, devido a legislação no tocante emancipações e anexações. Já no mandato do prefeito Remilton Andreoni, ele coordenou o movimento e não foi bem entendido pela população, para que Vista Alegre passasse por um plebiscito, deixando de pertencer à Capinzal e fosse anexado ao município de Zortéa. Foi perdido o bom momento, agora é necessário que a população inteira de ambos os municípios votem e mostrem sua verdadeira intenção quando Vista Alegre. Mantovani é favorável que Vista Alegre e sua gente continue pensando em passar de Capinzal para Zortéa, então poderá ser melhor atendida, devido a proximidade da cidade e localidade.

Mantovani continua morando na cidade de Zortéa, e sim, trabalha em Campos Novos, pois foi secretário da SDR, e hoje continua na Secretaria como gerente de planejamento, portanto, dá sua contribuição ao Município todos os dias. No ano passado ajudaram na tratativa de um convênio para Zortéa, na aquisição de caminhão e outros convênios que estão dando apoio, pois entende que o Município deve crescer, até porque as cores partidárias são para os momentos das eleições, sendo que o povo precisa ser atendido a todo o momento.

“É um reconhecimento pelo nosso trabalho, seja Legislativo e Executivo da época, pois o povo sempre esteve junto também, apesar de que nas últimas eleições tivemos quase 50% das intenções de votos, não chegamos a condição de prefeito, mas, continuamos tendo muita responsabilidade com esse Município. Se nós ajudamos a emancipar esse Município, era para que continuasse essa responsabilidade, e está de parabéns a atual Administração Municipal ao realizar essa festa maravilhosa para toda a população”, assim Mantovani se manifestou em suas considerações finais.

Zortéa é um município brasileiro do estado de Santa Catarina, situado na divisa com Rio Grande do Sul. Sua população estimada pelo IBGE em 2013 é de 3.153 habitantes, sendo emancipado em 19 de Dezembro de 1995.

A população conserva as tradições dos antepassados, com destaque para a cultura italiana. Por outro lado, a influência gaúcha pode ser facilmente percebida no município, cujos rodeios movimentam a cidade várias vezes por ano.

Os atrativos naturais reforçam Zortéa: há fartura de quedas d'água, principalmente nos rios Agudo e Taimbé. A maior delas, Salto Taimbé, tem 80 metros de altura.

Zortéa emancipou-se de Campos Novos no ano de 1995, sendo que aos poucos foi crescendo e de desenvolvendo, graças ao trabalho de seu povo simples e ordeiro. Ao completar 18 anos, o Município possui uma boa estrutura em relação aos serviços públicos prestados à população. O crescimento de Zortéa nos últimos anos evoluiu, juntamente com os índices de desenvolvimento humano. Isso prova que o Município está crescendo e se desenvolvendo, graças a competência e ao trabalho sério de todos os que na comunidade vivem, tanto os nascidos nesta terra, quanto os que escolheram Zortéa para morar, criar seus filhos e conviver.

Situado na região meio-oeste catarinense, confrontando com o Estado do Rio Grande do Sul e com os municípios de Capinzal e Campos Novos, Zortéa inicia sua história na década de 1930, com ciclo extrativista da araucária, fomentado pela implantação de uma fábrica de compensados, pela empresa Zortéa e Brancher S/A.

O início da colonização de Zortéa coincide com a construção da estrada de ferro São Paulo/Rio Grande do Sul, iniciada em 1910. No início do Século XX, a área que compõe atualmente o município de Zortéa constituía-se em uma imensa fazenda de gado de propriedade do Sr. Cipriano Rodrigues de Almeida. A família de Cipriano e a de Felisberto dos Santos foram os primeiros habitantes do Município. Existe ainda à hipótese de que alguns caboclos já haviam se fixado na região, morando junto às margens do Rio Pelotas, próximo à divisa com o Rio Grande do Sul.

Por volta do ano de 1930, Aberto Santos adquiriu uma certa quantia de terras pertencentes a Cipriano, e com a ajuda de negros, descendentes de escravos, picaram a floresta, dando início à agricultura de subsistência.

O desmatamento provocado estimulou a migração de colonos, gaúchos e ítalo-brasileiros, iniciando paralelamente a extração da madeira, bem como a exploração da agricultura e pecuária na região, atual base econômica do Município. Em 1946, os irmãos Dambrós fundaram uma pequena serraria, atraídos pelos pinheirais. Posteriormente, os imigrantes tiroleses (Tentro) Antônio Zortéa Primo e Guilherme Brancher viriam a comprar esta serraria, ampliando e transformando em uma grande empresa de esquadrilhas e compensados. O desenvolvimento da empresa ocasionou a fundação de uma pequena vila, formada basicamente por operários. Alguns pequenos comércios começaram a aparecer, consequência da criação e do crescimento do vilarejo.

No que diz respeito à origem do nome do município de Zortéa é uma homenagem feita a um de seus desbravadores e fundadores, Antônio Zortéa Primo. O nome ZORTÉA deriva do sobrenome italiano ZORTÉA, oriundo da região da Valsugana, entre as províncias de Trento e Vicenza.

Obs: Na próxima edição nova matéria e fotos.

 

Foto legenda: Zortéa 18 anos de emancipação político-administrativa. Aos 18 anos, você pode tirar habilitação, viajar sozinho para outro país, ser doador de sangue,mas, muitos preferiram comemorar o aniversário do município de Zortéa com uma bem elaborada programação alusiva.

 

Jornais o Celeiro (Campos Novos) e O TEMPO – um jornal de fato (abrangência regional) entrevistando o atual prefeito Paulo.

 

Jornais entrevistando o ex-prefeito Manrtovani.

 

 

 

 

Entrega de máquinas do PAC em São Domingos Anterior

Entrega de máquinas do PAC em São Domingos

Mais um novo empreendimento em Capinzal: Próximo

Mais um novo empreendimento em Capinzal:

Deixe seu comentário