logo RCN

Workshop a vida após o diagnóstico

Evento realizado no Labarra Gastrobar, em Capinzal, no Dia Mundial do Autismo

O Labarra Gastrobar, terça-feira, 02 de abril, às 19h30, foi palco da realização do "Workshop a vida após o diagnóstico". O evento foi promovido no dia e mês dedicado a conscientização do autismo, sendo que foram abordados assuntos de grande valia para os pais, professores, profissionais e sociedade em si.

A mesa dos trabalhos foi composta por:

- Dra. Analise Hadler Troger Camargo (pediatra);

- Dra. Andréa Alves (pediatra e representante do Associação dos Pais e Amigos dos Autistas - AMA de Campos Novos);

- Bárbara Moraes (psicóloga);

- Larissa Schneider Antunes (psicóloga e psicopedagoga, inclusive, coordenadora e organizadora do Workshop);

- Luciana Cadorin Baretta (mãe do Raul);

- Rafaela Baretta (psicóloga).

A Secretária de Saúde de Capinzal (SC), Kamille Sartori Beal, marcou presença devido a importância da ação.

No dia 02 de abril, Dia Mundial da conscientização do autismo ou para muitos Dia Mundial do Autismo. A data visa ajudar a conscientizar a população mundial sobre o autismo, um transtorno no desenvolvimento cerebral que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo mundo.

O Dia Mundial de conscientização do autismo foi criado pela Organizações das Nações Unidas (ONU) em 2007, com intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos. Pensando nisso, foram convidados alguns profissionais para participar do evento para falar sobre sua área de atuação e abordar o tema principal do mencionado Workshop que se refere ao autismo.

O encerramento foi de agradecimento aos profissionais que prontamente aceitaram em participar do evento, trazendo seu conhecimento na área e a todos que apoiaram para que fosse possível realizar o Workshop, sendo Amora Doces (Marina Morello), Labarra Gastrobar (Léo), Máquina do Som (Giovane Passamai), Sinatep (cursos profissionalizantes), Vanessa Daiana (estúdio fotográfico). Ainda foram entregues lembranças aos componentes da Mesa, que deram auxílio a Larisa para que o Workshop fosse um sucesso.

 

A matéria essa e fotos tem como fonte da emissora de Rádio Barriga Verde (BV), postada em 02 de abril, assim intitulada: Mães de autistas desenvolvem atividades em Capinzal.

Corpo da matéria BV: Um grupo de mães está empenhado em mobilizar a sociedade para a integração de pessoas com autismo, desenvolvendo atividades desde sábado. Nesta terça-feira (02), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em Capinzal, das 9h às 17, são realizadas atividades na Praça Pedro Lélis da Rocha, ao lado da rodoviária do município.

De acordo com uma das organizadoras, o momento desenvolvido pelas mães é emocionante e a comunidade é convidada a comparecer para reforçar a importância da busca do espaço na sociedade para as pessoas que possuem o autismo. Na ação, são distribuídas cartilhas com orientações e as crianças podem se divertir com os brinquedos. Projeto de Lei - No ano passado, o vereador Bruno Michel Fávero apresentou, na Câmara de Vereadores de Capinzal, o Projeto de Lei que determina a fixação de placas dando prioridade no atendimento aos autistas em estabelecimentos públicos e privados do município. O Vereador destaca a importância da conscientização das pessoas e que os estabelecimentos devem respeitar e ter o símbolo do autismo no atendimento prioritário. Fávero ainda diz que será cobrado do executivo a fiscalização.

Sobre o autismo - Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: Inabilidade para interagir socialmente; Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos; Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

Obs: Vídeos de parte das palestras nos links

https://www.facebook.com/aldo.azevedo.5/videos/2003366093106911/

https://www.facebook.com/aldo.azevedo.5/videos/2003417076435146/

https://www.facebook.com/aldo.azevedo.5/videos/2003454086431445/

https://www.facebook.com/aldo.azevedo.5/videos/2003504766426377/

 

 

 

 

 

 

 

 

Escola de Capinzal 'Mater Dolorum' comemora seus 70 anos: Anterior

Escola de Capinzal 'Mater Dolorum' comemora seus 70 anos:

Ipira faz entrega de próteses do Programa Brasil Sorridente Próximo

Ipira faz entrega de próteses do Programa Brasil Sorridente

Deixe seu comentário