Livro Panorama Histórico do Município de Capinzal (SC), 1908 a 1965, de autoria do escritor Paulo Eliseu Santos
VOLTANDO NO TEMPO
1989 – 2024 – são 35 anos de trabalho prestado.
Livro Panorama Histórico do Município de Capinzal (SC), 1908 a 1965, de autoria do escritor Paulo Eliseu Santos.
TERCEIRO CAPÍTULO – Energia Hidroelétrica o
Energia hidroelétrica
O abastecimento de energia elétrica para o município de Capinzal até o ano de 1952 era prestado pela Empresa Luz e Força de Capinzal, de propriedade de José Zortéa. Contudo, havia problema nesse fornecimento; é que essa usina era monofásica e muito próxima da margem direita do Rio do Peixe, estando sujeita às vazantes. Quando isso acontecia, era inevitável a interrupção no fornecimento de energia elétrica, o que foi funesto para que indústrias se estabelecessem na localidade. Em razão disso, houve, no ano de 1953, a tentativa de construir uma usina elétrica nas proximidades do Estreito do Rio Uruguai, mas, o custo foi estimado em dez milhões de dólares e, com isso, o projeto ficou inviabilizado.
Assim, o município dependeria ainda da antiga usina pertencente ao senhor José Zortea.
No entanto, no ano de 1953, a usina hidroelétrica das Indústrias Reunidas Ouro S/A, com capacidade de 500 HP, fica pronta. Capinzal necessitava de fornecimento de energia elétrica, por isso, houve diversas reuniões entre a Prefeitura e os representantes das Indústrias Reunidas Ouro S/A, que, finalmente, firmaram um convênio. A partir de então e por algum tempo, seria minimizada a situação no abastecimento de energia elétrica. Alguns anos depois, a hidroelétrica pertencente à Pagnoncelli Hachmann ficou pronta e outro convênio foi firmado com a Prefeitura Municipal, nas mesmas condições do convênio firmado com a I.R. Ouro S/A.
No ano de 1959, a Companhia Hidroelétrica de Piratuba Salto Santa Cruz assume o abastecimento de energia elétrica para Capinzal; no entanto, somente em meados de 1960, quando a CELESC inicia suas atividades em Capinzal, o problema de fornecimento de energia elétrica começa a ser diminuído.
Próximo: Fotos diversas
ATENÇÃO - Deixe registrado o passado nas páginas de O TEMPO jornal de fato, o que poderá ser visto também na posteridade, para tanto, mande foto e as informações.
Aldo Azevedo / jornalista
O TEMPO jornal de fato desde 1989:
https://chat.whatsapp.com/IvRRsFveZDiH1BQ948VMV2
https://www.facebook.com/otempojornaldefato?mibextid=ZbWKwL
https://www.instagram.com/invites/contact/?igsh=4t75lswzyr1l&utm_content=6mbjwys
https://youtube.com/@otempojornaldefato?si=JNKTM-SRIqBPMg8w
Deixe seu comentário