Vereadores Mirins de Capinzal
Palestra sobre protagonismo juvenil
A professora e coordenadora pedagoga da Escola Municipal Dr. Vilson Pedro Kleinübing, do loteamento João Evangelista Parizzotto, Cleciane da Silva, palestrou para os Vereadores Mirins de Capinzal (SC, quarta-feira, 26 de setembro. Tema da palestra: Protagonismo juvenil, e aí?
Protagonismo é um termo muito usado no teatro, no cinema, na novela etc. para se referir ao personagem principal da encenação. No sentido figurado protagonista é a pessoa que desempenha ou ocupa o papel principal numa obra literária ou num acontecimento.
O que é ser um protagonista? Protagonista é a personagem principal de uma narrativa, como obras literárias, cinematográficas, teatrais ou musicais. Sobre ela a trama é desenvolvida. As principais ações são realizadas por ela ou sobre ela.
O que é o protagonismo juvenil? Protagonismo Juvenil é uma prática educativa desenvolvida para os jovens, onde ele é o elemento central e participa de todas as fases, do processo educativo, desde a elaboração, execução e avaliação das ações propostas, com o objetivo de estimular a participação social do jovem na comunidade. Fonte: Google.
Cleciane informou sobre recente pesquisa mostrando que os jovens participam efetivamente menos que os adultos na maior parte dos tipos de entidades e movimentos.
O JOVEM É O FIO CONDUTOR DAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS - Mais do que perceber o jovem como sujeito social, é necessário entender que ele tem um papel fundamental na construção de um país: é pela juventude que a sociedade percebe o novo, vê-se questionada e depara-se com novos desafios, sendo convidada (e muitas vezes obrigada) à transformação.
O Jovem é um ator estratégico do desenvolvimento, um cidadão ativo que participa dos processos sociopolíticos e da tomada de decisão sobre os assuntos de interesse do próprio jovem.
AÇÕES PRÁTICAS: Envolva-se com sua família; Atue com presteza na escola; Participe dos eventos da sua comunidade; Envolva-se politicamente com a sua cidade, busque seus direitos e cumpra seus deveres; Fale, grite, esperneie, exija - NÃO SE CALE.
AO FINALIZAR: Como você vai querer uma sociedade diferente, se as pessoas que decidem seu futuro são adultos?
A presidente dos Vereadores Mirins, Giovanna Aparecida da Silveira, estudante da Escola de Educação Básica Belisário Pena, agradece a palestrante Cleciane também em nome da Mesa Diretora e dos demais jovens edis.
Deixe seu comentário