Vereadora Cimara informa:
Vereadora Cimara informa sobre os benefícios que a municipalização da Escola Ivo Silveira trouxe para o Distrito de Alto Alegre e cobra ações na conclusão do ginásio de esportes, espaço que agregará valores educacionais e culturais à comunidade
Ouça na integra áudio (sonora) acessando o seguinte link
http://www.adjorisc.com.br/jornais/otempo/audio
A vereadora Cimara Moreira Baú (PMDB) na sessão plenária ordinária da terça-feira, dia 22 de Outubro, ela que é a primeira secretária da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Capinzal e presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, realizou a leitura dos ofícios recebidos e expedidos, também de projetos de lei do Executivo e do Legislativo e na ausência do vice-presidente, Gilmar Antonio da Silveira (Guinho do PV), assumiu a presidência da mesa diretora, enquanto o presidente dessa, o vereador Alcedir Afonso Coronetti (PMDB) fez uso da Tribuna Popular.
No uso da palavra livre, relatou com satisfação e entusiasmo, ter nascido, passado a infância e adolescência no distrito de Alto Alegre. “Sou Altoalegrense”. Falou que para ela foi uma alegria a Escola Ivo Silveira ter sido municipalizada. Para Cimara os benefícios que a municipalização trouxe, são muitos, sendo importante que a comunidade tenha conhecimento disso. Enquanto educadora, informa que a mencionada Escola, a partir da municipalização ficou próxima da gestão administrativa (da Secretaria de Educação), possibilitando a melhoria do espaço físico, permitindo ouvir a população em relação às necessidades, a importância do quadro de profissionais ser efetivo e habilitado, a implantação das aulas no contra turno. Cimara também lembra da educadora da Escola reconhecida como “Professora Nota 10”, pois elaborou o projeto, aplicando também nessa turma de reforço. “Sabemos que o papel da escola é formar cidadão consciente, então desta forma com a municipalização foi possível a realização de projetos (horta escolar, cursos técnicos, a construção do bosque...)”. Cita que no momento da municipalização, foi acordado com o Estado, a conquista da construção do ginásio de esportes do distrito de Alto Alegre, inclusive, seria repassado pelo recurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - Fundeb o valor de R$ 700 mil. Cimara diz não saber em que situação se encontra tal formalidade, mas pede ao poder executivo que busque saber junto ao técnico que responde pelos projetos dos Municípios, a viabilidade de se obter tal recurso, visando agilizar a conclusão da referida obra “GINÁSIO DE ESPORTES”. A vereadora aclamou por providências.
Cimara comentou indignada sobre o ocorrido no Instituto Royal (São Paulo), o qual realiza pesquisa em fármacos, fala das imagens apresentadas pela mídia, que chocou a população brasileira em relação aos procedimentos de testes realizados em animais. A espécie em número expressivo é de cães da raça beagle, por serem pequenos e dóceis.
Cimara considera uma atrocidade (qualidade do que é atroz; crueldade; desumanidade) que se faz com os animais. “Mediante essas atitudes vindas de seres humanos, nos deixam revoltados ao ponto de nos envergonharmos de fazer parte da espécie. É triste, é terrível, e é lamentável que alguns seres humanos pensem e procedam dessa forma, pois se a legislação fosse respeitada, não se utilizaria animais para pesquisas de cosméticos, materiais de limpeza e remédios”. Mais uma vez reforça a importância da EDUCAÇÃO no desenvolvimento do ser humano, diz que exemplo disso, foi a iniciativa dos ATIVISTAS (pessoas que defendem os animais) terem entrado no Instituto e salvado muitos dos animais existentes lá. Isso mostra que a geração de hoje já incorporou ações educativas, construindo consciência a preservação do meio ambiente e das espécies, para sobrevivência do ser humano no Planta Terra. Cimara desabafou e repudiou o mau trato com os animais.
A vereadora encerra sua manifestação com uma mensagem de Chico Xavier: “Nós seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxiliar. Portanto quem maltrata um animal, é alguém que ainda não aprendeu a amar".
Obs: Mais informações no site e no facebook.
Deixe seu comentário