logo RCN

Vereadora Cimara

Vereadora Cimara faz Moção de Apelo objetivando a melhoria das condições de trânsito em toda a extensão da Serra do Município, no sentido de evitar acidentes

 Ouça na integra áudio (sonora) acessando o seguinte link / http://www.adjorisc.com.br/jornais/otempo/audio

 

Na sessão plenária ordinária realizada na Câmara Municipal de Vereadores Prefeito Irineu José Maestri, no plenário Edgar Lancini, terça-feira, 21 de Outubro a vereadora Cimara Moreira Baú (PMDB), primeira secretária da Mesa Diretora e presidente da Comissão Permanente de Constituição, Justiça e Redação Final, fez a seguinte MOÇÃO DE APELO:

Ao Prefeito para que determine ações e providências cabíveis em relação ao trânsito compreendendo toda a extensão da Serra do Município. O trânsito na cidade de Capinzal, a exemplo do que ocorre em todo o país, vem causando muitos acidentes, e o que preocupa mais, é quando ocorrem vítimas fatais, na forma do acontecimento no último dia 17 de Outubro, levando a óbito duas crianças, no acesso à cidade alta, não esquecendo de outras vítimas em acidentes anteriores.

A presente Moção de Apelo não tem o objetivo de ser oportunista, no momento que mais duas vidas foram ceifadas em acidente de trânsito em Capinzal, mas, procurar contribuir com sugestões que melhorem o trânsito da nossa cidade.

O Apelo ao Poder Executivo que determine ao Setor Competente a realização de estudos técnicos que viabilizem a redução de velocidade nesse acesso, e da mesma forma, medidas que possibilitem a proteção dos pedestres.

Como sugestão, a implantação de duas lombadas eletrônicas ou passarelas no acesso à cidade alta, sendo uma próxima a Delegacia de Polícia Civil e outra nas mediações da entrada e saída do loteamento Verde Vale, para que a população possa fazer a travessia da pista com segurança.

Nesses termos, Cimara solicitou apoio aos demais Vereadores para a aprovação da Moção de Apelo, e posteriormente, os devidos encaminhamentos regimentais ao Poder Executivo para as providências que julgar necessária.

A mencionada Moção de Apelo, de autoria de Cimara e assinada pelos demais vereadores, teve a aprovação unanime de todos os vereadores.

No momento da palavra livre, Cimara fez uso da Tribuna Popular para se manifestar sobre a sua Moção de Apelo nº039/2014. A iniciativa da Moção de Apelo serve para reforçar e sensibilizar os órgãos competentes quanto às condições de trânsito na serra em Capinzal, o que não é novidade para os poderes devidamente constituídos, ainda para a população em geral, sobre a preocupação e sugestões dos vereadores quanto o excesso de velocidade e a falta de mecanismos de segurança no acesso a cidade alta a cidade baixa ou vice-versa, o que vem causando acidentes com ferimentos e vítimas fatais.  

Os Vereadores vêm fazendo indicações e Moções de Apelo para sanar ou amenizar o problema da “guerra” do trânsito na serra, por imprudência ou descuido por parte de alguns condutores de carros leves e pesados ou motocicletas e a alta velocidade que seguem nesse trecho. Segundo Cimara, a sociedade cobra dos Vereadores, por serem lideranças políticas próximas a população, conhecedores das necessidades e das solicitações da população. É uma das funções do vereador reivindicar junto ao prefeito o atendimento ao clamor popular. A Vereadora socializa ainda, que o prefeito se manifestou nas rádios locais, justificando não disponibilizar de recursos no momento para investir na construção de passarelas ou implantação de lombadas eletrônicas na Serra. Cimara diz que enquanto não for implantadas passarelas e lombada eletrônica, que o prefeito busque junto a polícia local, disponibilizar profissionais com radar móvel na Serra, inibindo o excesso de velocidade e outras imprudências dos condutores de veículos e motocicletas. A Vereadora comenta sobre o trágico acidente ocorrido em 17 de Outubro na Serra, tirando a vida de duas crianças, fato que chocou toda a comunidade. Diz ainda ser uma tragédia para as duas famílias envolvidas, a perda inconformada da família, a qual Cimara conhecia as crianças e a mãe Priscila “Sou mãe, capaz de me colocar perfeitamente no lugar dessa mãe, que gerou, cuidou e educou os pequenos: Thiago e Isabela, e não tê-los mais, é como perder parte de si”. Para a família do condutor da motocicleta, a qual Cimara também conhece, relata serem pessoas de bem, trabalhadores, batalhadores, que com certeza não queriam jamais estar passando por situação de consequência tão dolorosa.

A Vereadora também demonstra preocupação em horários de pico, devido o sinal em alerta dos semáforos no cruzamento da Rua Presidente Nereu Ramos, na cabeceira da Ponte Irineu Bornhausen e nas proximidades da Vidraçaria Durigon, onde deveria ter PMs auxiliando e orientando o trânsito, proporcionando assim, segurança aos pedestres e evitando acidentes trágicos, a exemplo do que aconteceu no último dia 17 de Outubro na serra.

 

Anterior

Ligeirinho

VOLTANDO NO TEMPO Próximo

VOLTANDO NO TEMPO

Deixe seu comentário