Governador anuncia R$ 137,8 milhões para o Terra Boa 2026 no Itaipu Rural Show em Pinhalzinho |
Vereadora Cimara reivindica benfeitorias em vias públicas da cidade e do interior do município
Ouça na integra áudio (sonora) acessando o seguinte link / http://www.adjorisc.com.br/jornais/otempo/audio
Na sessão plenária ordinária realizada na Câmara Municipal de Vereadores Prefeito Irineu José Maestri, no plenário Edgar Lancini, terça-feira, 04 de Novembro a vereadora Cimara Moreira Baú (PMDB), primeira secretária da Mesa Diretora e presidente da Comissão Permanente de Constituição, Justiça e Redação Final, fez as seguinte INDICAÇÕES:
-Solicita ao Prefeito que viabilize a recuperação da pista asfáltica da Avenida José Leonardo Santos (trecho que compreende a antiga estrada velha). Justificativa: Nesse espaço que dá acesso à cidade alta e centro da cidade existem muitos buracos, então necessita com urgência de uma operação tapa-buracos e também a implantação de uma lombada física (quebra-molas ou faixa elevada) no entroncamento com a Rua Deolice Zenere, visando proporcionar maior segurança aos moradores, em especial as crianças / alunos que utilizam o transporte escolar naquele local. Da mesma forma a sinalização de solo, que não existe mais nesse trecho. Outra demanda que merece um planejamento a médio prazo, é o recapeamento no referido trecho.
- Que o Prefeito viabilize a recuperação da estrada de acesso à Granja de Postura, de propriedade do Sr. Celso Scheurmann, na localidade de Linha Gramado. Justificativa: No citado local, além de Granjas de Postura residem 14 famílias, sendo que a estrada necessita com urgência de uma recuperação, pois no mencionado acesso trafegam caminhões, transporte escolar e veículos leves.
PALAVRA LIVRE
- Sobre o Projeto de Lei nº 51, de 2014 que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no valor R$ 4.142.092,25, no orçamento da Prefeitura de Capinzal, Cimara justificou a permanência do projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, presidida por ela e os vereadores Adriano e Valdelir: “O projeto deu entrada na Câmara em 7 de Outubro, não apresentando regime de urgência (que compreende 45 dias). Um projeto que gerou discussão e muitos questionamentos entre os vereadores, por se tratar de uma suplementação de valor expressivo. Necessitou de maiores informações vindas do prefeito, como também envio de documentos. Teve parecer favorável nas comissões e foi aprovado na sessão ordinária de 4/11, por todos os vereadores, por entenderem que a aplicação do referido valor estaria atendendo a pagamento dos profissionais da educação e saúde, também de credores e prestadores de serviço (médicos) na saúde em geral, inclusive de atendimentos de plantão 24hs no Hospital Nossa Senhores das Dores. Cimara diz ainda que educação e saúde é prioridade para a população que como vereadora batalhará e trabalhará para que isso seja de direito dos capinzalenses. Para que a suplementação fosse possível, foi necessário no momento, a anulação de alguns investimentos já programados para serem aplicados em obras e outras necessidades da população capinzalense, como: a construção de ESF’s (Estratégia da Saúde da Família), atendimento social a idosos, manutenção do centro de convivência da terceira idade e outros, somando 53 itens. Esperamos que todos os valores anulados descritos nessa suplementação, sejam contemplados no orçamento municipal de 2015 para suas concretizações”.
Cimara parabenizou a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, na pessoa da Seila e toda a sua equipe, pela iniciativa e organização do evento “1ª Jornada Literária de Capinzal”, também todas as escolas do município e suas respectivas equipes de profissionais pelo excelente trabalho realizado a partir do tema do evento “A literatura e o encantamento da leitura” com educandos e familiares. Cimara fala: “É fundamental escola e família estarem unidas no processo de cuidar e educar, permitindo que a criança tenha contato com os livros desde a mais tenra idade. Só assim, será possível a formação de leitores. Somos conhecedores que a leitura oportuniza o exercício da cidadania, na diversidade dos espaços em que estamos inseridos. Parabenizou a Rede Feminina de combate ao câncer de Capinzal pelo movimento popular “OUTUBRO ROSA” que estimulou o envolvimento de toda a população em geral, empresas e entidades. Diz que admira o trabalho voluntário realizado por esse grupo de mulheres capinzalenses, sendo perseverantes nas informações sobre ações preventivas.
Deixe seu comentário