logo RCN

Vereador presta contas de sua representação na Câmara Municipal de Capinzal

Jegue sugere que a Prefeitura assuma exame de mamografia para mulher acima de 40 anos e cobra melhor sinal de telefonia móvel celular no loteamento Parizzotto

 

 
 
Ouça na integra áudio (sonora) acessando o seguinte link
http://www.adjorisc.com.br/jornais/otempo/audio
 
Na sessão plenária ordinária da Câmara Municipal, terça-feira, 11 de Fevereiro, no Expediente do parlamentar o vereador, Valdelir Francisco de Souza (Jegue / PMDB), fez a seguinte indicação:
- Que o município de Capinzal, através da Secretaria da Saúde, assuma o pagamento da chamada “meia mamografia” para mulheres a partir de 40 anos.
 JUSTIFICATIVA: Ocorre que o Governo Federal decidiu, unilateralmente, que mulheres com até 49 anos não têm o direito de detectar precocemente o câncer de mama. Tendo em vista a publicação da Portaria nº1.253, de Novembro de 2013, editada pelo Ministério da Saúde, o Governo Federal restringiu o repasse de verbas da União aos municípios a mamografias em pacientes na faixa etária de 50 a 69 anos. A medida contraria a Lei nº11.664/2008, em vigor desde 29 de Abril de 2009, segundo a qual todas as mulheres têm direito à mamografia a partir dos 40 anos.
A Portaria nº1.253/2013 criou um procedimento condenável pelos médicos: a meia mamografia, denominada mamografia unilateral, isto é, exame em apenas uma das mamas. Pelo que estabelece o texto, os municípios têm a opção de arcar sozinhos com o custeio de mamografias para mulheres com até 49 anos e podem remunerar somente a mamografia unilateral.  
A mamografia é um exame que exige a comparação das duas mamas. Com a publicação da Portaria, pode-se interpretar que é possível realizar a mamografia unilateral, mas, não há como selecionar um dos lados a examinar sendo que a lesão procurada muitas vezes não é palpável. Tampouco se pode admitir a espera que o tumor cresça para se examinar a mama com maior chance de câncer. Além disto, a chamada mamografia unilateral reduziria pela metade o número de casos diagnosticados. Se este impropério continuar, será inevitável o aumento de mortes e de retirada de seios (mastectomias) que poderiam ser evitadas.
É lamentável, por saber que ainda ontem o Governo estimulava a mamografia através da Campanha “Outubro Rosa” e hoje, restringe o acesso a esse mesmo exame, criando vergonhosamente, a “meia mamografia”.
Assim, Jegue requer da Secretaria da Saúde assuma o custeio do pagamento do exame para que as capinzalenses, a partir dos 40 anos, possam receber, gratuitamente, o exame completo, nas duas mamas. 
A indicação deve ser encaminhada para o Poder Executivo do município de Capinzal, para que as providências cabíveis sejam tomadas, atendendo assim, a solicitação dos habitantes de Capinzal.
PALAVRA LIVRE
- Jegue usou da Tribuna Popular para manifestar-se e pedir providências para que Capinzal faça o exame de mamografia para mulher acima de 40 anos, pois sabe do empenho do Secretário Municipal de Saúde, em visitar o hospital do câncer de Barretos (SP), também ter buscado apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e da iniciativa privada em trazer a carreta para realizar os exames. O Vereador disse que o Governo Federal esperou passar a campanha “Outubro Rosa” e elevou a faixa etária de 50 a 69 anos de idade, em obter o benefício preventivo. Começaram com 35 e foram para 40 anos, agora elevaram a faixa etária, pois Jegue acha que Capinzal tem condições sim de bancar esse exame. O Vereador informou que o Hospital Nossa Senhora das Dores recebeu um aparelho de mamografia e a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Capinzal também faz este exame, que o Município desenvolva parcerias para tanto, já que o Governo Federal cortou tal benefício para as mulheres do Brasil com menor idade a estabelecida.
- Telefonia Móvel Celular: Jegue novamente cobrou melhor cobertura de sinal, sendo de péssima qualidade em Capinzal, principalmente na cidade alta, em certos loteamentos e no interior de muitas localidades do interior. Jegue lamenta o maior loteamento de Capinzal, o João Evangelista Parizzotto só pegar sinal de celular na parte alta, pois na baixa está descoberto de tal comunicação. O Vereador entrou em contato com a operadora Claro da cidade de Chapecó (SC), a qual por sua vez está cobrando da engenharia efetuar melhorias em Capinzal, ocasião em que farão um Drive test 2G.  
Obs: Mais informações no site e no facebook. 
 
 
 
 
 
 

 

É preciso transformar Capinzal num município turístico Anterior

É preciso transformar Capinzal num município turístico

Claudir Duarte solicita pavimentação no acesso ao Cemitério Municipal Próximo

Claudir Duarte solicita pavimentação no acesso ao Cemitério Municipal

Deixe seu comentário