logo RCN

V Encontro de Gestão e Negócios Internacionais

V Encontro de Gestão e Negócios Internacionais aproxima acadêmico do mercado de trabalho

Evento apresentou modelos de competência comercial na era do Real valorizado

 

O Curso de Comércio Exterior da Unoesc realizou, nos dias 5 e 6 de maio, o V Encontro de Gestão e Negócios Internacionais, voltado para os acadêmicos do curso, egressos e comunidade empresarial. O objetivo do evento foi aproximar as empresas e os profissionais às realidades do mercado, além de socializar as experiências e os avanços empresariais para a participação profissional no mundo globalizado.

O Encontro proporcionou importantes apresentações sobre a área de comércio exterior. No dia 5, o Sr. Oscar Schmitt, Administrador do Recinto Especial para Despacho de Exportação (Redex), de Irani, explanou sobre as atividades e a importância deste novo modelo de desembaraço de cargas dentro do contexto das exportações da região oeste e meio-oeste de Santa Catarina.

Na seqüência, houve a apresentação das atividades da Receita Federal no Redex Irani, pelo Auditor Fiscal da Receita em Dionísio Cerqueira, Sr. Maurício Antônio Moreira. A noite foi finalizada com a palestra do Sr. Volmir Marcos Voltolini, Despachante Aduaneiro também de Dionísio Cerqueira, o qual explanou sobre as atividades inerentes ao Despacho Aduaneiro de mercadorias.

No dia 6, houve a palestra do Sr. Sérgio Luiz Matte, Diretor de Comércio Exterior da Indústria de Fogões Clarice, de Pinhalzinho, que apresentou o tema ?A Desvalorização do Dólar e a Permanência como Exportador.? O Sr. Sérgio contou sua experiência profissional frente à área de Comércio Exterior da empresa e aos desafios enfrentados pela valorização do Real perante o Dólar.

O Sr. Rony Sampaio, responsável pelas importações de fertilizantes da Copercampos, de Campos Novos, abordou o tema ?Importação de Insumos Agropecuários com o Real Valorizado?, demonstrando a realidade da agricultura brasileira e os impactos da alta de preços dos insumos importados no custo de produção.

Para o Coordenador do Curso de Comércio Exterior, professor Adilson Bulla, o evento foi uma oportunidade ímpar de agregar experiências práticas à teoria repassada em sala de aula. ?Nosso objetivo dentro do Curso é o de aproximar o acadêmico do mercado de trabalho, desenvolvendo neles a capacidade crítica dos eventos relacionados ao comércio exterior, capacitando-os para enfrentar os desafios da prática profissional.?

Para o professor Eliandro Gustavo Bortoluzzi, tal aproximação só é possível pela estreita parceria do curso com empresas exportadoras como a Fogões Clarice e a Copercampos, as quais fazem a prosperidade da região oeste de Santa Catarina. ?A região conta com a atuação da SRF, do Redex Irani e dos despachantes aduaneiros, órgãos e prestadores de serviços no comércio exterior, que sempre disponibilizam suas experiências e competências para contribuírem com o desenvolvimento dos negócios internacionais?, conclui.


Fonte:
Assessoria de Imprensa - Fone 49 3551-2092

Coordenadoria de Marketing e Comunicação

 

Anterior

Poder Legislativo

Próximo

Capinzalenses destaque em Canoas

Deixe seu comentário