logo RCN

Unoesc recebe professora da Universidade do Minho, de Portugal

Universidade do Oeste de Santa Catarina | Campus de Joaçaba

 A Unoesc está recebendo durante este mês a professora Dra. Isabel Maria da Torre Carvalho Viana, docente e pesquisadora do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, de Portugal. Ela chegou ao Brasil no dia 1º de agosto e retorna ao seu país no dia 20, após uma série de atividades junto ao Programa de Pós-graduação em Educação e aos cursos de graduação da Unoesc.

 

O objetivo da visita é um estreitamento de relações entre as duas instituições de ensino, no sentido de promover a socialização, o intercâmbio e a troca de experiências com docentes e pesquisadores da área da Educação. Com essa aproximação, busca-se o alinhamento de interesses comuns que possam gerar novas parcerias, especialmente no âmbito da pesquisa científica.

 

— [É uma forma de] encontrar e criar nós de fusão, caminhos novos que permitam desenvolver pesquisas que sejam úteis, e gerar novas oportunidades sobre diferentes ângulos e problemáticas comuns, como é a Educação — afirma a professora Isabel.

 

A sua agenda junto ao programa de pós-graduação da Unoesc inclui reuniões com os professores integrantes das duas linhas de pesquisa do Mestrado em Educação (“Processos Educativos” e “Educação, Políticas Públicas e Cidadania”); a participação na aula inaugural da nova turma de mestrandos, que iniciou as atividades na última semana; visitas a pesquisadores; participação em uma banca de defesa de dissertação; além de um seminário avançado envolvendo docentes e mestrandos, em que a visitante relatará as metodologias empregadas em seus estudos.

 

— Tem sido um momento importante de aprendizado — diz a professora Dra. Marilda Pasqual Schneider, que integra o corpo docente do Mestrado em Educação da Unoesc e em 2013 realizou pós-doutorado na Universidade do Minho, junto com o professor Dr. Elton Luiz Nardi, que também é docente do Mestrado em Educação.

 

Marilda lembra que a professora Isabel agrega uma experiência muito vasta pela sua atuação em pesquisas, consultorias e projetos de formação de professores não apenas em Portugal, mas também em países como o Reino Unido e Guiné-Bissau.

 

A avaliação da visitante a respeito da experiência na Unoesc também é muito positiva:

 

— É um privilégio esta oportunidade. Ultrapassa minhas expectativas em toda a dinâmica de organização, naquilo que ela gerou em termos de produtividade e resultados num tempo tão curto, na capacidade de desenvolver e gerar oportunidades para perspectivar alinhamento e possibilidades de sinergias e trabalhos conjuntos.

 

Cursos de graduação

 

A agenda da professora visitante também contempla os cursos de graduação, envolvendo reuniões com coordenadores e integrantes dos núcleos docentes estruturantes (NDEs) desses cursos e palestras voltadas a acadêmicos. Essa atividade já ocorreu em Videira, na semana passada, em Joaçaba, Capinzal e Xanxerê nesta semana.

 

Com os coordenadores e integrantes dos NDEs, são tratados assuntos relativos à gestão dos cursos, à experiência portuguesa nessa atividade e o que é observado em outros países em que a professora Isabel mantém atividades de pesquisa, consultoria e formação. Na palestra com os alunos de graduação, ela falou sobre seu país, a Universidade do Minho e a formação de professores, abordando o que se vislumbra atualmente em termos de competências necessárias para a atuação docente.

 

 

---

Bruna Santos de Andrade

Assessora de Imprensa

APTM entrega uniformes para núcleos sociais Anterior

APTM entrega uniformes para núcleos sociais

Miss Concórdia fica em terceiro lugar no Miss Santa Catarina Próximo

Miss Concórdia fica em terceiro lugar no Miss Santa Catarina

Deixe seu comentário