logo RCN

Unoesc

Acadêmicos de Pedagogia Capinzal realizam viagem de estudos

Acadêmicos de Pedagogia Capinzal realizam viagem de estudos

(com foto)

O projeto do curso de Pedagogia da Unoesc inclui a disciplina Seminário a fim de oportunizar flexibilização na formação acadêmica, principalmente nas questões das práticas educativas e dos problemas que o sistema educacional enfrenta para acompanhar as mudanças tão desejadas pela sociedade.

Assim, para a efetivação dessa disciplina, o curso de pedagogia da Unoesc Capinzal proporcionou aos seus acadêmicos viagens de estudos.

Os alunos das 2ªs fases visitaram o Núcleo de Educação Infantil da Universidade Federal de Santa Catarina, no dia 26 de outubro. Um mês depois, 82 acadêmicos das 3ªs e 5ªs fases foram até o Núcleo de Educação Infantil da Azaléia, em Parobé  e Novo Hamburgo (RS).

O objetivo dessas viagens foi de oportunizar aos acadêmicos, interrelações entre instituições de educação que promovem práticas educativas inovadoras relacionando-se com as propostas dos projetos político pedagógicos, bem como ampliar os olhares sobre o processo educativo.

 

Unoesc Campos Novos auxilia estudantes a utilizar a Internet como meio de aprendizagem

                                              (com foto)

 

Possibilitar aos alunos de 1ª à 8ª série a utilização de softwares e da rede mundial de computadores,  a Internet, de maneira produtiva e com baixo custo para as escolas é o que busca o projeto de inclusão digital ? Jovem Pesquisador Futuro Cientista, que a Unoesc Campos Novos está desenvolvendo com o apoio do Funcitec.

Durante dois finais de semana, professores do Colégio de Educação Básica Henrique Rupp Junior participaram de um curso de capacitação para que eles também saibam como utilizar programas e informações disponíveis na Internet em sala de aula e, com isso, possam orientar seus alunos no uso destas tecnologias. ?É uma inovação nas nossas práticas  pedagógicas permitindo que o professor tenha acesso a novas tecnologias. É uma nova forma de o aluno aprender o conteúdo, uma ferramenta a mais para a aprendizagem?, afirmou a professora de língua portuguesa, Maria Odete Meireles. De acordo com as professoras que participaram da primeira turma do curso de capacitação, o computador e as  tecnologias já estão sendo empregadas em sala de aula. ?Trabalho com crianças carentes de 7 a 12 anos. Eu tinha conhecimentos básicos em informática, mas não sabia como trabalhar. Hoje eu preparo as aulas antes e quando chego na sala já sei exatamente o que vou usar com os alunos e eles estão aprendendo de uma forma muito mais satisfatória desta maneira?, afirmou a professora de educação ambiental e alimentar, Cleoci Passos.

Os computadores usados no projeto vieram de empresas sem custo algum para a universidade ou para o colégio e os softwares livres permitem o acesso gratuito às tecnologias de informação. ?Queremos possibilitar condições de qualificação profissional  aos alunos através de uma tecnologia mais acessível. Nesta etapa, estamos primeiro qualificando os professores para que eles estejam preparados para transmitir aos alunos de como modo o acesso à informática pode ser trabalhado, melhorando o desempenho dos estudantes?, afirmou o coordenador administrativo do projeto, professor  Silvio Santos Júnior.

O uso de softwares livres, como o linux, e a utilização de programas educativos formam a base de sustentação do projeto que visa a inserção de novas tecnologias com baixo custo e qualidade. . ?Este é um projeto de baixo custo porque viabiliza às escolas publicas o acesso a Internet sem perder a qualidade. A tecnologia adotada atende às necessidades do ensino mesmo sendo mais barata. O projeto está atendendo o desejo de ver os estudantes de Campos Novos mais qualificados?, revelou o coordenador técnico do projeto, professor Martin...

De acordo com a diretora adjunta do Colégio Henrique Rupp Júnior, Sirlene Rayzer, a meta é capacitar todos os professores. ?A próxima turma com 16 professores deve receber a capacitação a partir de fevereiro de 2005?.

 

Anterior

Crisma na Igreja Matriz de Capinzal

Próximo

Poluição

Deixe seu comentário