logo RCN

Poluição

Luiz Carlos Soares Golin Marcelo Lago

A  todo  momento vemos e ouvimos notícias e comentários referentes à   poluição, todos nós ficamos indignados com esse problema. Mas o que é na verdade poluição?

Poluição é um termo muito amplo e depende do ambiente, água, solo e ar. A palavra poluição significa tudo aquilo que venha a promover um desequilíbrio num ecossistema ou ambiente, substâncias lançadas pelo homem ou produzidas por microorganismos em níveis superiores a capacidade de assimilação do meio, promovendo alteração na cadeia alimentar dos seres que o integram, bem como influências no metabolismo.

Nem todas as emissões de origem humana, orgânica, inorgânica, sonora ou visual  produzem poluição, desde que o meio tenha capacidade para transformar essa forma poluidora, sem prejuízos a sua estrutura natural.

Já que estamos falando em capacidade depurativa de um meio, podemos falar da suinocultura do meio-oeste catarinense. Os solos de nossa região recebem dejetos suínos além da capacidade depurativa dos mesmos e essa ?sobra?, vai parar nos leitos de rios, afluentes ou rios maiores que já possuem  uma certa carga poluente, agravando ainda mais o déficit de O2 nos leitos, desequilibrando a fauna e a flora aquática. As águas subterrâneas recebem uma parcela desse montante, no ar com a volatilização de certos compostos presentes no dejeto, também promoverão transformações em níveis atmosféricos e sociais.

Nossa região é carente de profissionais específicos da área ambiental, pois atitudes incoerentes tomadas por profissionais de outras áreas ?especialistas em meio ambiente?, pessoas que não dominam o significado da palavra ?poluição?,  as vezes tornam algumas atividades inviáveis, prejudicando sempre o produtor pelos elevados custos de manejos dos resíduos fora da realidade local.

Tomemos também como exemplo nossas cidades onde o nível de poluição atmosférica provocado por automóveis é pequena em se comparando com os grandes centros brasileiros onde a poluição acarreta problemas ambientais, físicos e psicológicos numa total desestruturação ambiental.

Poluentes primários: Sólidos, líquidos, gasosos ou radiações. Também partículas finas ou grosseiras, compostos de nitrogênio, carbono, enxofre, halogenados entre outros. Poluentes secundários: produzidos pela reação de dois ou mais poluentes primários. Ex: chuva ácida.

A poluição quase sempre é provocada pelo homem, direta ou indiretamente se refletindo no local mas com influências globais, tanto é que a poluição esta sendo a preocupação dos últimos tempos com previsões catastróficas se não tomadas atitudes emergenciais.

 

 

Luiz Carlos Soares Golin

 Marcelo Lago

 

Acadêmicos de Tecnologia em Saneamento Ambiental - UNOESC-Videira

Anterior

Unoesc

Próximo

Encontro da Melhor Idade de Capinzal

Deixe seu comentário