EDUCAÇÃO SUPERIOR - Santa Catarina teve 7,6 mil aprovados no Sisu 2026 |
Unoesc
Solenidade em comemoração aos 15 anos do Campus Aproximado de Capinzal
Reitor da Unoesc Campi de Joaçaba, professor Dr. Aristides Cimadon, esteve no Campus Aproximado de Capinzal, sexta-feira, 06 de Dezembro, às 20h. O objetivo da presença foi participar da solenidade em comemoração aos 15 anos do Campus Aproximado de Capinzal, inclusive, do ato de denominação do auditório com o nome do ilustre capinzalense Dr. Vitor Almeida (in memorian), saudoso cidadão, advogado, ex-vereador, escritor e historiador.
Para Cimadon é uma data muito especial, pois faz 15 anos que a Unoesc se instalou em Capinzal, sendo uns bons anos de história. “Penso que a Unoesc vem cumprindo seu papel nesse período e perguntamos sempre o que teria acontecido com essas pessoas que aqui se formaram?” Segundo Cimadon é difícil dizer ou descrever qual a importância da mencionada solenidade, levando em conta o funcionamento de ensino superior numa cidade, não havendo duvida ser muito significativo, tendo muito a comemorar e refletir naquilo feito e projetar o futuro da instituição na cidade de Capinzal e região de abrangência.
Para a Unoesc, na época foi possível projetar os 15 anos de plena atividade em Capinzal, pois municípios com população não muito grande, a instalação de ensino superior é bastante complicada, mas, foi realizado o que realmente se pretendia a exemplo do curso de administração o qual iniciou com solidez, também a formação de inúmeros professores, principalmente em Pedagogia; na área de informática, e hoje estão concentrando em Capinzal o Centro das Licenciaturas da Unoesc do Vale do Rio do Peixe. “Esperamos que aqui, realmente tenhamos o aprimoramento na formação dos docentes do presente e do futuro”, assim Cimadon destaca a importância da Unoesc em Capinzal.
O nome do Dr. Vitor Almeida para a Unoesc é muito importante porque, foi ele quem doou o imóvel (terreno) para a construção do prédio da instituição universitária em Capinzal, caso não fosse a bondade e boa intenção do mesmo e de sua família, certamente a Universidade teria atrasado a sua instalação. A Unoesc começou suas atividades em Capinzal em dependências alugadas e ela se instalou realmente no Município quando houve essa preocupação do Dr, Vitor Almeida na doação do imóvel. “Ele sempre foi uma pessoa preocupada com a educação, também com a melhoria da qualidade de vida de seu povo, então teve essa dedicação em fazer a mencionada doação, então creio que além da Unoesc deva receber do Município também uma homenagem merecida”, assim Cimadon enalteceu o nome de Dr. Vitor e da Família do mesmo.
A filha de Dr. Vitor, a Maira Feijó Almeida diz ser muito importante o reconhecimento pelo ato de seu pai ter doado o imóvel. “Meu pai era um visionário, sempre pensou no futuro do Município e de sua gente, pois era apaixonado por Capinzal, e pensava numa universidade para nossa cidade, então achou por bem, antes consultou eu e minha mãe, sendo que concordamos devido os cursos que passariam a ser ministrados, e o hoje a Unoesc aqui existe em grande parte em função dele”, assim Maira informa o feito. Maira traduz seu pai como um apaixonado, isto, por tudo que ele fazia. Dr. Vitor era um apaixonado pela vida, pela profissão, pelos livros e pesquisas, pelas pessoas, pois era muito intenso e prestativo.
“A gente sente muito orgulho e satisfação pela homenagem prestada, lamentamos ele não poder estar aqui para participar de tudo isto, mas, temos certeza que de algum lugar esteja vendo”, assim Maira valoriza a boa intenção da Unoesc.
Conforme a Diretora da Unoesc Campus Aproximado de Capinzal, Noemia Maria Bonamigo Pizzamiglio, disse que parece que foi ontem que tudo começou, mas, lá se foram 15 anos da instituição universitária presente em território capinzalense. Tudo começou em 1998, sendo uma exigência que os professores fossem habilitados, na época Noemia era vereadora e entrou com uma indicação na Câmara Municipal solicitando que houvesse uma extensão da Unoesc em Capinzal. “Os Vereadores na época foram unânimes em aprovar esse nosso pleito, e com o apoio recebido do prefeito Luiz Carlos Thomazoni, a secretária de Educação, Marina Hachmann, aliados aos dirigentes da universidade, conseguimos estabelecer uma conversação com a comunidade, foram feitas várias reuniões para decidir quais os cursos que iríamos trazer”, assim Noemia prestou mais esclarecimento sobre a conquista. Foi iniciado com o curso de pedagogia, isto na Escola Municipal Viver e Conhecer, com 104 alunos, após isto, veio outras turmas e felizmente, no ano de 2004 ocorreu a transferência para o Campus Aproximado de Capinzal, com prédio próprio, porém, na gestão administrativa do então prefeito Nilvo Dorini, sendo a secretária de Educação, Maria Lucinda Corcetti, quando foi estabelecido um convênio com a Universidade, com isto foi realizado um sonho muito acalentado que foi a criação do Campus.
“Creio que a Universidade veio auxiliar no desenvolvimento da região, ainda tendendo um apelo social, pois foram muitos os alunos que por aqui passaram, outros estão frequentando e muitos ainda passarão pela instituição. Durante estes 15 anos formamos 933 alunos que estão no mercado de trabalho, melhorando assim a sua qualidade de vida e a sociedade da mesma forma. E hoje estamos aqui, sendo Capinzal o centro e pólo das licenciaturas. Ainda, essa noite é um congraçamento de todo o trabalho pelos nossos dirigentes, pelos nosso professores, pelos nossos funcionários, então queremos comemorar e agradecer a toda a comunidade pelo apoio que sempre recebemos da sociedade, da imprensa e dos meios de comunicações na divulgação dos trabalhos e o que é realizado de interesse social. Então hoje é um momento de agradecimento e de felicidade”, assim se manifestou Noemia.
O Dr. Vitor Almeida para Noemia foi uma pessoa incansável, batalhadora, estando sempre junto da universidade desde os primeiros passos dados com a intenção de trazer a Unoesc para Capinzal. Interessado em ajudar a comunidade, tanto é, que o doutor Vitor doou para a Universidade o terreno onde hoje está o Campus. “Na comemoração dos 15 anos, queremos rememorar os feitos do doutor Vitor e nada melhor do que nós atribuirmos o seu nome ao nosso auditório da Unoesc. O nosso agradecimento será através de sua filha Maira, a sua esposa Marília, sua neta e seu genro, então prestamos a merecida homenagem dos 15 anos. Também comemorando os feitos realizados por doutor Vitor para com Capinzal, por meio de sua doação, dedicação e homem público que ele foi. Sempre se preocupou em ajudar a comunidade independente de cor partidária, de mesquinharia, pois realmente fez por Capinzal e nós da Unoesc nessa noite o referenciamos prestando essa homenagem”, desta maneira Noemia enalteceu a importância da Universidade e do sempre lembrado doutor Vitor.
Deixe seu comentário