UM VIRTUOSO E BELO CONTO DE NATAL
-
- Evani Marichen Lamb Riffel (Pedagoga e Psicopedagoga).
Por Evani Marichen Lamb Riffel Escritora, pedagoga, psicopedagoga
Estimado Leitor, a princípio, para enredar o Natal, uma época de reflexão espiritual intensa, quase instintiva, listo Natal, valores e sentidos, leitura e a atual novela da Rede Globo "Bom Sucesso", a qual nos presenteia com o incentivo à leitura e que em capítulo passado mencionou um conto da Literatura Clássica, mencionado abaixo:
Título: Um Conto de Natal
Autor: CharlesDickens
Editora: L&PM
Ano: 2011
Páginas: 60
Breve sinopse:
Ebenezer Scrooge é um homem avarento e solitário. Odeia o Natal e tudo o que ele representa. Ignora familiares, empregados e não sabe o que é compaixão. Mas a aparição de um visitante-fantasma o fará repensar seu comportamento e despertará sentimentos aparentemente adormecidos. Ambientada numa Londres gelada, às vésperas do esperado 25 de dezembro, Um conto de Natal é uma das mais belas e conhecidas histórias do gênero. Escrita às pressas em 1843 para pagar as dívidas de seu autor, Charles Dickens (1812-1870), foi um sucesso imediato de público e crítica. Por meio dessa sátira social - adaptada diversas vezes ao cinema -, Dickens teve um papel fundamental no resgate do espírito de bondade e solidariedade das tradições natalinas.
(Fonte pesquisa: Google- Isabelle Vitorino)
Fragmento- pg. 06 do referido livro (...)
"- Não fique tão mal-humorado tio!
- E como eu deveria ficar? O que é o Natal além de uma data em que estamos sempre um ano mais velhos e nem um pouquinho mais ricos? Se dependesse de mim, cada imbecil que aparecesse com essa história de Feliz Natal seria preparado em uma panela junto com a ceia e enterrado com uma estaca de árvore de Natal cravada em seu coração. É assim que penso."
(Fonte pesquisa: Google- Isabelle Vitorino)
Caríssimo (a) Leitor(a), Leia esta clássico Conto de Natal e descubra como o Sr. Scrooge vai repensar seu ponto de vista, suas atitudes materialistas, sua ganância, sua avareza. Com ele, nesta viagem fictícia, vamos repensar o Natal nesta data especial e no cotidiano...
Pois, Natal em seu sentido original, por um mundo mais fraterno e igualitário põe-se à mesa, todos os dias, no seu melhor significado.
Pois... pois, segundo o dicionário Houaiss Natal significa dia de nascimento; o dia em que alguém nasce; festa em louvor ao nascimento de Jesus Cristo celebrado no dia 25 de dezembro e grafada neste sentido com N maiúsculo.
Natal é tempo de despertar valores adormecidos...
Pois... pois... "Oxalá, pudéssemos meter o espírito de Natal em jarros e abrir um jarro em cada mês do ano." (Harlan Miller)
Dica de leitura : Um Conto de Natal (Charles Dickens)
Deixe seu comentário