Terceiro Fórum Nacional e 1º Encontro Iberamericano de Museus e Centros Culturais
Surdos de Capinzal e Joaçaba participam do evento
O Coral de Surdos de Capinzal e Joaçaba participou do evento na segunda-feira, 07 de julho da abertura oficial interpretando o hino nacional brasileiro. O 3º fórum nacional de museus e também o 1º Encontro Iberamericano de museus, foi realizado de 7 a 11 de julho, em Florianópolis, no Campus da UFSC.
Na terça-feira, 08 de julho, em frente à praça do museu, junto com demais apresentações culturais de todo o estado de Santa Catarina, mais uma vez o Coral de Surdos da Escola de Educação Básica Mater Dolorum em parceria com o Associação de Pais e Amigos dos Surdos ? APAS de Joaçaba, contando com 25 surdos representando muito bem Capinzal e Joaçaba.
Por parte dos integrantes do Coral do Mater, agradecem a Administração Municipal de Capinzal através da Secretaria de Educação na pessoa Maria Lucinda Corcetti pela viabilização do transporte para realização dos ensaios em joaçaba. A diretora do Mater, Jaciana Zanellato de Lima, ao coordenador da Educação de Jovens e Adultos ? EJA, Marcio Antonio da Silva, por apoiar a participação dos surdos neste evento com repercussão internacional.
A seguir, as informações têm como fonte: http://www.mbits.com.br:
Com o tema Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento, o 3º Fórum Nacional de Museus acontecerá de 7 a 11 de julho, no Campus da Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC, em Florianópolis/SC. O tema, de profundo impacto e importância para o campo museal na contemporaneidade, foi criado pelo Departamento de Museus e Centros Culturais (DEMU) e adotado por todos os países da Ibero - América como lema orientador das comemorações em 2008 do Ano Ibero-americano de Museus e do dia 18 de maio - Dia Internacional dos Museus.
O 3° FNM foi um espaço de troca de experiências entre a comunidade museológica, sociedade civil, museus e órgãos de gestão musicológica federais, estaduais e municipais. O evento permitiu delinear diretrizes não apenas para democratizar o acesso aos museus instituídos, mas também para democratizar o próprio museu compreendido como tecnologia e ferramenta de trabalho adequada para uma relação nova, criativa e participativa com o passado, o presente e o futuro.
Durante o Fórum foram oferecidos mini-cursos de capacitação em diversas áreas de atuação do campo musicológico. Também foram reunidos grupos de trabalhos temáticos para discussão das diretrizes da Política Nacional de Museus - PNM.
Paralelamente à programação principal, realizaram o 3° Encontro Nacional de Estudantes de Musicologia- ENEMU; o Encontro Nacional de Professores Universitários de Musicologia; o 2º Encontro Ibero-Americano de Museus, que reuniu representantes da área musicológica dos 22 países da Ibero - América A reunião preparatória para o 1º Seminário sobre Museus-casas e Memoriais de Presidentes da República e a Assembléia anual do ICOM Brasil.
O Fórum Nacional de Museus é um evento bienal, de abrangência nacional, com o objetivo de refletir, avaliar e estabelecer diretrizes para a Política Nacional de Museus e para o Sistema Brasileiro de Museus.
Resultados esperados:
- Continuidade das ações da Política Nacional de Museus;
- Contribuir para o debate sobre o papel dos museus como agentes de mudança social e desenvolvimento, visando à consolidação do tema escolhido para celebrar o Ano Iberomamericano de Museus em 2008.
- Estimular a criação de redes de informação, formal (redes temáticas dos museus) ou informal, entre os museus brasileiros;
- Promover o intercâmbio entre profissionais e estudantes de museologia;
- Propiciar um ambiente de reflexão da Política Nacional de Museus, com o objetivo de consolidar as suas ações e diretrizes;
- Embasamento para os trabalhos do Sistema Brasileiro de Museus.
Capinzalenses e joaçabenses representando seus municípios.
Deixe seu comentário