logo RCN

Teatro Alfredo Sigwalt

Joaçaba

APRESENTA

BALLET NACIONAL DA POLÔNIA

DIA 24 DE JULHO

INÍCIO 20:30 HORAS

INFORMAÇÕES: 3522-3437 ? teatro@joacaba.com.br

SAIBA MAIS:

Nome da companhia: Mazowsze - Ballet Nacional da Polônia
            Informações sobre o grupo:
            Mazowsze ? Ballet Nacional da Polônia
            O Mazowsze, com seu colorido e energia, foi fundado em 1948 pelo compositor polonês Tadeusz Sygietyński, e pela famosa atriz e cantora Mira Zimińska, com o objetivo de preservar, num mundo que se industrializava rapidamente, as danças, os costumes e a música dos povos que formam a Polônia. O sucesso foi instantâneo e nos seus mais de 50 anos, a troupe deu a volta ao mundo diversas vezes e todas as críticas publicadas dariam um pesado livro.

Repertório
O Mazowsze apresenta um repertório formado por elementos folclóricos poloneses, artisticamente transformados e estilizados. As raízes culturais são trabalhadas com todos os recursos cênicos, resultando em espetáculos de grande beleza e dinamismo, ao gosto do público bem informado da atualidade. Como parte integrante do espetáculo, os diversos figurinos chamam a atenção por seu colorido e originalidade. Produzidos ao longo dos anos, são verdadeiras relíquias feitas de pura lã, linho, seda, couro e outros materiais nobres, trabalhados pelos artesãos mais talentosos. Um verdadeiro desfile de alta costura. Para as apresentações no Brasil, a Companhia trará mais de 2,5 toneladas, em cerca de 500 figurinos, para troca de roupa 8 vezes durante o espetáculo.

Técnica
Todo o elenco do Mazowsze passa pelo menos 12 anos em escolas de dança e música antes de prestar a concorrida audição para a Companhia. Todo este apuro resulta num elenco de elevado nível técnico, que domina com perfeição, através de incansáveis ensaios, todo repertório de dança e música. Um prazer para os olhos e para a alma.

Público
Com seus mais de 50 anos de estrada, o Mazowsze já quebrou todos os recordes em mais de 5.300 espetáculos para um público formado por 15 milhões de espectadores em 46 países ao redor do mundo. O presidente norte americano Gerald Ford, o papa João Paulo II, e a Rainha Elizabeth da Inglaterra, foram alguns dos que assistiram ao Mazowsze e que assim o descrevem em críticas entusiasmadas: ?musicalidade fabulosa?, ?perfeito trabalho de equipe?, ?charme, vigor, juventude, graça e alegria de viver?, ?a performance artística elevada a perfeição?, ?um clássico da arte popular?. Opiniões que tentam decifrar este fenômeno, enfatizado pela rica cultura polonesa, mas único na personalidade da sua arte, na elegância de movimentos gestos e figurinos, que explodem no charme, graças e juventude de seus interpretes.

 

 

 

Anterior

O TEMPO entrevista Dr. Alexandre Dittrich Buhr

Próximo

Dito e feito: dependência da Prefeitura de Piratuba

Deixe seu comentário