logo RCN

Sindicadezal em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Diretoria do Sindicadezal presta homenagens na guarita Perdigão.

A presidência e alguns integrantes da Diretoria do Sindicadezal entregaram botão de rosa para cada mulher associada e conseqüentemente funcionária da Unidade Industrial Capinzal Aves ? UICA (Perdigão de Capinzal). O presidente da entidade sindical, Ludovino Soccol, durante os três turnos de trabalho esteve presente na guarita ajudando a entregar às rosas e parabenizando cada mulher pela passagem do Dia Internacional da Mulher, em 08 de março, desta vez no sábado.

A história do Dia Internacional da Mulher foi marcada por lutas femininas, que ao longo do tempo foram registradas conquistas das mulheres também brasileiras, seja através da participação política, na indústria, no comércio, no judiciário, enfim, na sociedade como um todo.

O dia 8 de março de 1857 faz parte do passado, quando às operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário). Também equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas - ONU.

Hoje, a realidade é outra, principalmente se tratando de uma empresa do porte da Perdigão, concedendo todas as condições de trabalho, as melhores possíveis. Paga os vencimentos em dia (vale e pagamento), ainda o quadro funcional participa dos lucros da agroindústria, o que resulta salário em dobro. Também disponibiliza de transporte, de restaurante industrial, garante plano de saúde, acesso à casa própria através de cooperativa e outros privilégios. Para tanto, é primordial a ação corpo a corpo do Sindicadezal, levantando as questões, reivindicando e num consenso onde seja bom para as três partes envolvidas (funcionário/associado, empresa e sindicato) o acerto é firmado. 

 

Diretoria do Sindicadezal presta homenagens na guarita Perdigão. 

 

Anterior

Voltando no Tempo

Próximo

Quarto aniversário do Zambão Equipamentos

Deixe seu comentário