logo RCN

Sessão solene em homenagem a escritora Maria Helena Bazzo

Legislativo Ourense realiza solenidade de reconhecimento e valorização no distrito de Santa Lúcia, sendo a honraria sugerida pelo vereador Bedin.

A Câmara de Vereadores de Ouro homenageou a escritora Maria Helena Bazzo, sendo que a sessão solene foi realizada na Escola de Educação Básica Frei Crespim, no Distrito de Santa Lúcia, às 19h30min da sexta-feira, 12 de Setembro. O público foi formado por estudantes, professores, pais, familiares, autoridades e imprensa que prestigiou a solenidade. A honraria foi sugerida pelo vereador Paulo Bedin, por meio do Requerimento 03/2013, e aprovada de forma unânime pelos demais vereadores.

O presidente Ivandro Masson conduziu os trabalhos e logo na abertura, após o Hino Nacional e a leitura do currículo da escritora, o vereador Paulo Bedin, autor da homenagem, enalteceu a importância do trabalho da professora Maria Helena Bazzo para a educação do Município e para a literatura infantil de Santa Catarina. Utilizando trechos dos livros lançados pela homenageada, Bedin destacou a enorme contribuição que ela vem deixando entre as diferentes gerações.

Também se manifestaram durante a sessão: o vereador Ivonei Dambrós, o escritor Almir Isganzella, o diretor Laudemir Bonamigo, a gerente regional de educação, Maria Carlesso Doré e o prefeito Vitor João Faccin. Todos dignificando a atuação da escritora em prol da educação e da literatura infantil. Os pronunciamentos foram alternados por lindas apresentações culturais – músicas, dramatizações, declamações e leituras - produzidas pelos alunos e professores da Escola Frei Crespim.

Maria Helena recebeu ainda das mãos do vereador Paulo Bedin uma placa alusiva à sessão solene e flores da servidora Maria Noemi Bazo. Em seu pronunciamento, visivelmente emocionada a escritora Maria Helena Bazzo agradeceu a homenagem recebida do Legislativo, a acolhida da comunidade de Santa Lúcia e apresentou de forma detalhada as suas obras literárias que retratam os bons momentos vividos por ela no Município de Ouro. 

A homenageada também lançou a ideia entre os presentes de que o município de Ouro possa ter um projeto voltado ao plantio de flores e a realização de um festival anual mesclando a beleza das flores e das artes.

A escritora Maria Helena Bazzo nasceu no município de Ouro e dedicou boa parte da sua vida a educação, especial ao trabalho com os alunos das séries inicias do ensino fundamental.

Em 2011, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, a escritora lançou a sua primeira obra literária: Olhos de Espiar, Boca de Contar. No ano seguinte, durante o III Congresso de Docência e Educação Básica, em Xanxerê, lançou o livro o “Que Saco!” e no ano passado, em Capinzal, a terceira obra denominada de “Papel de Gente”.

Para o final deste ano, Maria Helena Bazzo publicará o seu quarto livro – Asas de Pirilampo – pela Editora Passarinho de São Paulo.

O presidente Ivandro Masson concluiu a sessão elogiando a escritora, agradecendo aos vereadores e os servidores do Legislativo pela organização da solenidade, a direção, professores e alunos da Escola Frei Crespim pela grande contribuição e os demais convidados pela participação.

Após a sessão solene, Maria Helena Bazzo autografou as obras.

 

Maria Helena Bazzo (escritora) e o vereador propositor do requerimento da honraria Paulo Bedin (PSD).

 

 

Anterior

Ceja promove III Seminário de Educação de Jovens e Adultos nesta sexta-feira, 19

Cimara solicita demarcação de solo de estacionamento na Rua Célio Rocha Próximo

Cimara solicita demarcação de solo de estacionamento na Rua Célio Rocha

Deixe seu comentário